“Ainda é cedo”, afirma Putin sobre uso do bitcoin no comércio internacional

Criptonizando

Publicado 15.10.2021 09:34

Atualizado 15.10.2021 10:28

“Ainda é cedo”, afirma Putin sobre uso do bitcoin no comércio internacional

O presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, em uma entrevista à CNBC, publicada na íntegra no Kremlin, afirmou que o bitcoin e as criptomoedas podem servir como meio de troca e unidade de conta em algum momento que forem menos voláteis.

Embora Putin tenha reconhecido o potencial das criptomoedas no setor de pagamentos, o presidente russo observou que, devido à natureza extremamente volátil da classe de ativos, “ainda é muito cedo” para dizer definitivamente que eles substituiriam o dólar americano ao fechar negócios com petróleo, por exemplo.

“É muito cedo para falar sobre isso, porque a criptomoeda, claro, pode ser uma unidade de conta, mas é muito instável. Transferir recursos de um lugar para outro – sim, mas comercializar, quanto mais comercializar recursos energéticos, na minha opinião, ainda é prematuro ”, disse.

Putin acrescentou que as criptomoedas não são lastreadas por nenhum ativo tangível, o que aumenta seu ceticismo em relação ao seu uso para o comércio de petróleo. Vale ressaltar que o dólar e demais moedas fiduciárias também não possuem lastro em nenhuma outra commodity ou ativo financeiro.

No entanto, o presidente está otimista de que há espaço suficiente para que a classe de ativos emergentes se desenvolva a ponto de ser escolhida como uma alternativa válida ao dólar norte-americano na condução de negociações de recursos energéticos como o petróleo.

“Mas tudo se desenvolve, tudo tem o direito de existir. Veremos como vai mais longe, talvez um dia também seja um meio de acumulação. Vemos esse mercado flutuar. É um pouco cedo hoje.”

Embora as autoridades do país estejam tentando impulsionar uma nova regulamentação voltada para restringir os investimentos em criptomoedas feitos por investidores não credenciados, o vice-ministro das Finanças da Rússia deixou claro que o país não banirá o bitcoin.

Por Criptonizando

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações