Alemanha coloca criptomoedas e blockchain como pilares para crescimento econômico

Criptonizando

Publicado 27.11.2021 13:51

Atualizado 28.11.2021 10:18

Alemanha coloca criptomoedas e blockchain como pilares para crescimento econômico

O novo governo da Alemanha apresentou um acordo de coalizão que – pela primeira vez – menciona criptomoedas e tecnologia blockchain entre os pilares que apoiarão o desenvolvimento do país nos próximos quatro anos.

O chamado governo de coalizão de “semáforo” consiste nos social-democratas de centro-esquerda (SPD), no Partido Verde e nos Democratas Livres (FDP). Em seu roteiro, a coalizão, que se descreve como uma “Aliança pela Liberdade, Justiça e Sustentabilidade”, afirmou que pretende modernizar e revitalizar o país.

Algumas políticas no acordo incluem a eliminação gradual do uso de carvão até 2030, compromisso com 80% de energia renovável, e o aumento no salário mínimo para € 12, bem como a legalização da venda regulamentada de cannabis.

“Precisamos de uma nova dinâmica em relação às oportunidades e riscos de novas inovações financeiras, cripto-ativos e modelos de negócios”, diz o documento de 177 páginas.

“Defendemos a igualdade de condições com condições de concorrência iguais na [União Europeia], entre modelos de negócios tradicionais e inovadores e em relação a grandes empresas digitais.”

Um parágrafo notável no acordo, conforme apontado por Frank Schäffler, inclui a disposição para permitir a emissão de ações tokenizadas.

“Os serviços financeiros digitais devem funcionar perfeitamente, portanto, vamos criar o arcabouço legal e a possibilidade de expandir a emissão de títulos eletrônicos para incluir ações”, diz o documento.

No início deste ano, a Alemanha adotou uma nova legislação que permitiu aos gestores de fundos de investimento institucionais – também conhecidos em alemão como Spezialfonds – alocar até 20% de seus fundos para criptomoedas.

“O acordo de coalizão é claro: depois de permitir os fundos tokenizados, o próximo passo são ações tokenizadas. Isso é empolgante e vai acelerar a adoção do blockchain tremendamente”, disse Sven Hildebrandt, CEO da Distributed Ledger Consulting (DLC) com sede em Hamburgo, à Decrypt.

O novo governo de coalizão também concordou que a Alemanha deveria se tornar um dos principais locais na Europa para as plataformas FinTech e InsurTech. Além disso, o novo governo disse que pretende “apoiar de forma construtiva o processo de introdução de um euro digital como um suplemento ao dinheiro, que é acessível a todos como moeda com curso legal na Europa e pode ser usado em geral”.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Qualquer nova abordagem para o espaço de ativos digitais na Alemanha provavelmente estará alinhada com as políticas gerais da União Europeia.

Por Criptonizando

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações