Alto custo de energia desloca mineração na Noruega

Panorama Crypto

Publicado 11.08.2022 09:52

Atualizado 11.08.2022 14:43

Alto custo de energia desloca mineração na Noruega

A Noruega, assim como a Suécia e a Islândia, atraiu mineradores de criptomoedas pela oferta de energia barata, limpa e renovável, que é oriunda, principalmente, de hidrelétricas (88%), além de eólicas (10%). Um relatório recente da Arcane Research mostra, inclusive, que essa questão de preços, aliada à redução da pegada de carbono, já atraiu para o país algumas empresas do setor.

No entanto, com a crise energética na Europa, decorrente do conflito na Ucrânia, aliada a uma questão mais pontual, que foi o esgotamento de alguns reservatórios vitais para a geração local, este cenário mudou. Os reservatórios hidrelétricos na área mais impactada da Noruega estão em 49,3%. No período entre 2000 e 2019, a média era de 74,9%.

Assim, a energia se tornou mais cara no país e os mineradores estão migrando para outras regiões, como o Norte do Círculo Polar Ártico.

LEIA MAIS: BlackRock anima mercado ao anunciar fundo privado de Bitcoin

Segundo matéria do Valor, o CEO da Kryptovault AS, Kjetil Hove Pettersen, afirmou que sem a realocação da empresa, que está se mudando para Stokmarknes, no Norte, a conta, que no ano passado atingiu 202 milhões de coroas (US$ 21 milhões) e normalmente representa mais de 80% das despesas operacionais da empresa, se tornaria inviável para a atividade.

De acordo com ele, o custo de energia no Sul da Noruega é cerca de 160 vezes maior do que no Norte. A empresa é proprietária de máquinas de mineração e infraestrutura relacionada e paga pela eletricidade, aluguel e outras despesas, e por isso a elevação de custos inviabiliza a atividade.

Há poucos meses, Pettersen havia declarado que, além da energia barata, a mineração estava contribuindo para gerar energia térmica para o país. “99% da nossa energia elétrica se transforma em energia térmica, o que é ideal para usos secundários”, disse ele. Agora, toda a atividade deve migrar para uma região ainda mais fria, onde o calor pode ser mais relevante.

Por Panorama Crypto

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações