Apesar dos riscos é possível ganhar com o Bitcoin no Brasil, dizem especialistas

CriptoFácil

Publicado 14.04.2020 07:00

Atualizado 14.04.2020 07:10

Apesar dos riscos é possível ganhar com o Bitcoin no Brasil, dizem especialistas

Instabilidade e golpes são os principais riscos envolvidos com o investimento em Bitcoin. Apesar disso, especialistas estão confiantes de que é possível ganhar com a criptomoeda no Brasil.

Em uma matéria publicada nesta segunda-feira (13) pelo portal de notícias da UOL, diversas lideranças da comunidade de criptomoedas comentaram sobre os principais riscos do Bitcoin e como superá-los para ganhar com o ativo, um dos que mais se valorizaram no mundo em 2019, saltando de US$ 3.729 para US$ 7.300.

Por conta da instabilidade, que segundo consultores de investimentos é o principal risco da criptomoeda, o Bitcoin deve ter um percentual limitado em uma carteira de investimentos. Para o diretor jurídico e de compliance da gestora de recursos Hashdex, Bruno Ramos de Sousa, esse percentual deve estar entre 1% a 5%. Ainda assim, é preciso ter cuidado com os ataques cibernéticos e golpes de falsos investimentos em Bitcoin que prometem lucros extraordinários e enriquecimento rápido.

A professora do Insper e membro-fundadora da Oxford Blockchain Foundation, Tatiana Revoredo, destacou que o risco de golpe é enorme.

“Em grande parte das vezes – para não dizer em 100% dos casos – essas ofertas não passam de iscas para as famosas pirâmides financeiras”, prática proibida no Brasil.

Outra questão relevante apontada pelos especialistas é a falta de uma regulamentação para criptomoedas no Brasil. Os órgãos reguladores ainda estão em processo de discussão no Congresso sobre as regras para criptomoedas no país. Conforme explicou Revoredo, o mercado brasileiro ainda opera de forma não regulamentada, o que demanda ainda mais cautela dos investidores.

“(…) você deve agir com extrema cautela, buscando, por exemplo, corretoras que possuam pelo menos boa reputação, tempo de mercado e transparência”, enfatizou Revoredo.

Há algumas maneiras para investir em criptomoedas: comprando de uma exchange, comprando de outra pessoa ou contratando uma gestão profissional. Mas Revoredo comentou que, se o investidor não entende muito bem o funcionamento da venda de pessoa para pessoa, é aconselhável que ele realize suas primeiras compras em uma exchange que, segundo ela, aproxima compradores de vendedores de modo seguro.

Caso opte por usar uma corretora, é importante checar se é uma exchange confiável e verificar se há reclamações de clientes no Reclame Aqui, por exemplo.

“São coisas simples, mas importantes para garantir a segurança do comprador”, disse o presidente e fundador da Foxbit, João Canhada.
Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Por CriptoFácil

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações