Aumento da mineração de Bitcoin levará Cazaquistão a recorrer à energia nuclear

CriptoFácil

Publicado 25.11.2021 10:40

Atualizado 25.11.2021 11:12

Aumento da mineração de Bitcoin levará Cazaquistão a recorrer à energia nuclear

Um aumento na mineração de Bitcoin está gerando escassez de eletricidade no Cazaquistão. Com isso, o país, que é considerado rico em energia, estuda a possibilidade de usar energia nuclear para manter a atividade.

Depois que a China proibiu a mineração de Bitcoin (BTC) e de outros ativos digitais, os mineradores começaram a migrar para outros países e o Cazaquistão foi um deles.

Hoje, a nação da Ásia Central só fica atrás dos Estados Unidos em termos de produção global de criptomoedas.

Mais precisamente, a participação do Cazaquistão na taxa de hash mundial aumentou para 18,1%, de acordo com os dados mais recentes do Cambridge Center for Alternative Finance. Isso é um aumento de quatro vezes em relação ao ano anterior.

CONFIRA: Cotações das criptomoedas

h2 Mineração de Bitcoin no Cazaquistão/h2

Conforme noticiado pelo portal Nikkei Asia, esse aumento foi, em partes, intencional. Isso porque o país criou um ambiente favorável à mineração ao estabelecer uma estrutura legal para a indústria em julho de 2020.

Agora, o Cazaquistão está ansioso para colher os benefícios financeiros. A legislação, associada ao excesso de energia, fez do país um destino privilegiado para empresas que se mudaram da China.

Contudo, o alto consumo energético da mineração está se tornando um problema. Em um ano normal no Cazaquistão, o consumo de energia cresce entre 1% e 2%.

Mas até agora neste ano, houve um “crescimento anormal” de 8%, segundo Murat Zhurebekov, vice-ministro de Energia do país.

Em outubro, a Cazaquistão Electricity Grid Operating Company (KEGOC) atribuiu parcialmente a queda de três usinas de energia ao aumento da demanda por mineração.

Com a crise, o presidente Kassym-Jomart Tokayev cogita usar de energia nuclear para manter a mineração:

“Olhando para o futuro, teremos que tomar uma decisão impopular sobre a construção de uma usina nuclear”, disse ele em reunião com banqueiros.

h2 Racionamento de energia para mineradores/h2

Enquanto isso, a KEGOC está racionando o fornecimento de energia para 50 empresas de mineração que operam oficialmente no país.

Essas empresas pagam impostos e têm acordos com a operadora da rede. Entretanto, há diversas outras mineradoras não registradas operando em uma “área cinzenta”.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Nesse sentido, restringir essa atividade irregular é crucial para a segurança energética de longo prazo do Cazaquistão, de acordo com Alan Dorjiyev, presidente da Associação da Indústria de Data Center e Blockchain do Cazaquistão.

A partir de 2022, o estado introduzirá um novo imposto de US$ 0,0023 por quilowatt-hora usado por empresas registradas.

Dessa forma, o país espera aumentar a arrecadação de impostos e tornar as necessidades de eletricidade mais fáceis de prever.

Por CriptoFácil

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações