B3 pode começar a tokenizar ativos com tecnologia blockchain, sugere CEO

CriptoFácil

Publicado 03.11.2021 16:00

Atualizado 03.11.2021 16:56

B3 pode começar a tokenizar ativos com tecnologia blockchain, sugere CEO

O CEO da B3 (SA:B3SA3), Gilson Finkelsztain, afirmou que a dona da bolsa de valores do Brasil vê com bons olhos a tecnologia por trás das criptomoedas , a blockchain.

Em entrevista ao portal Seu Dinheiro, ele destacou que a B3 pode usar a blockchain para tokenização de ativos físicos:

“Comprar o token de um ativo que não é digital, como uma obra de arte, um imóvel ou um carro, é interessante e é algo que a B3 tem que olhar”, disse Finkelsztain.

h2 ETFs de criptomoedas/h2

Durante a entrevista, o executivo também rechaçou a possibilidade de as criptomoedas ameaçarem os negócios da B3. Afinal, as ações de empresas já são negociadas de forma digital e fracionada.

Além disso, Finkelsztain ressaltou que as criptomoedas, de modo geral, já estão disponíveis na bolsa, indiretamente, por meio dos fundos de índice (ETFs, na sigla em inglês).

Conforme destacou o executivo, os ETFs de criptomoedas já contam com mais de 160 mil investidores:

“A gente está trazendo vários produtos de cripto para dentro da B3. Já temos mais de 160 mil investidores nos cinco ETFs. E estamos estudando o lançamento de derivativos de criptomoedas”, disse Finkelsztain.

Críticas às exchanges Para ele, a vantagem de negociar criptomoedas por meio de um ETF é estar em um ambiente regulado, o que é uma das preocupações do executivo com relação ao mercado cripto e às exchanges:

“Mas é preciso dizer que as empresas que atuam nesse mercado se vendem como bolsa [exchanges]. Mas na verdade não são bolsas, porque não têm regra nenhuma. Elas na verdade são corretoras de criptomoedas, que não têm absolutamente nenhuma regulação. O custo de operação é muito mais alto e a proteção para o investidor é muito menor. Custa umas 50 vezes mais caro operar criptomoedas do que ações. E depois dizem que a bolsa é cara…”

h2 Mercado DeFi/h2

Por fim, Finkelsztain também comentou sobre o crescente mercado de finanças descentralizadas (DeFi). Segundo ele, não é interessante explorar o token de ações, porque isso já existe. Mas há outras possibilidades:

“Qualquer ativo que tem um custo alto de transação tem um viés de simplificação da negociação se você traz para o mundo digital. Sob essa ótica, as finanças descentralizadas podem trazer inovação, e as corretoras de criptoativos têm provocado isso. Então, a B3 tem um aprendizado nesse sentido. Mas me preocupa a falta de regulação das criptomoedas, porque a história mostra que os inocentes acabam pagando caro por isso.”

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Por CriptoFácil

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações