“Bagunça da FTX é pior que a da Enron”, diz responsável por processo de falência

Investing.com  |  Autor Geoffrey Smith

Publicado 17.11.2022 10:48

Atualizado 17.11.2022 14:10

Por Geoffrey Smith

Investing.com – A bagunça na plataforma de criptomoedas FTX é pior do que a da Enron, de acordo com o responsável pelos procedimentos de falência de ambas as companhias.

“Em minha carreira, nunca vi uma falha tão grande dos controles corporativos e uma carência completa de informações financeiras confiáveis como ocorreu aqui”, declarou o novo CEO da FTX, John J. Ray, que também conduziu a gigante de energia Texan durante um processo de falência há 20 anos, em sua primeira ação na corte de Delaware à frente do caso.

“É uma situação sem precedentes, que envolve a integridade de sistemas comprometidos, falha na supervisão regulatória no exterior e concentração excessiva de controle nas mãos de um grupo muito pequeno de pessoas inexperientes e possivelmente comprometidas”, acrescentou.

Várias reportagens indicaram que a lacuna entre os ativos e passivos da FTX pode ser de mais de US$ 8 bilhões. Ray disse que não conseguiu determinar exatamente quanto caixa a empresa possui, mas identificou até agora apenas US$ 564 milhões em liquidez irrestrita.

“O Grupo FTX não mantinha controle centralizado do seu caixa”, explicou Ray. "Falhas procedimentais no gerenciamento de caixa envolviam a ausência de uma lista precisa de contas bancárias e signatários de contas, bem como atenção insuficiente à credibilidade dos parceiros bancários em todo o mundo."

Ray também criticou a qualidade do trabalho de auditoria realizado para a empresa e disse que provavelmente não era confiável.

Ele observou que o site de um dos auditores - uma empresa chamada Prager Metis - se referia a ela como a "primeira empresa CPA a abrir oficialmente sua sede no metaverso, na plataforma Decentraland".

Basicamente, Ray disse que não encontrou qualquer demonstração financeira auditada para o grupo de empresas em torno da Alameda Research, a afiliada de fundos de hedge da FTX que parece ter desempenhado um papel central na canalização de fundos de clientes para fora da FTX. A Alameda foi incluída com mais de 130 outras afiliadas da FTX no processo.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações