Banco Central Europeu (BCE) escolhe cinco empresas para testar casos de uso do euro digital

Criptonizando

Publicado 17.09.2022 16:22

Atualizado 19.09.2022 11:32

Banco Central Europeu (BCE) escolhe cinco empresas para testar casos de uso do euro digital

O Banco Central Europeu (BCE) escolheu a Amazon (NASDAQ:AMZN) e outras pequenas corporações entre os 54 candidatos para auxiliar no desenvolvimento de seu protótipo CBDC, o “Digital Euro”.

Em 16 de setembro, o Banco Central Europeu anunciou as cinco empresas escolhidas para auxiliar no desenvolvimento de interfaces de usuário para o euro digital, incluindo a gigante do comércio eletrônico Amazon, o banco italiano Nexi (BIT:NEXII) e o banco espanhol CaixaBank.

h2 BCE e empresas terceirizadas trabalham juntos no euro digital/h2

De acordo com o BCE, as empresas trabalharão em áreas separadas do projeto de desenvolvimento da CBDC, testando a integração do euro digital em diferentes casos de uso.

Cada empresa se concentrará em um caso de uso individual.

A Amazon ficará encarregada de testar os sistemas de pagamento de comércio eletrônico, CaixaBank e Worldline serão responsáveis ​​pela prototipagem de pagamentos P2P, enquanto EPI e Nexi trabalharão em pagamentos de ponto de venda de varejo.

Embora essas empresas privadas estejam trabalhando em diferentes casos de uso e integração para o Euro Digital, o Banco Central Europeu é o único responsável pelo desenvolvimento do código e da infraestrutura do CBDC.

h2 Os protótipos servirão apenas para fins de teste/h2

Os protótipos criados pelas empresas servirão apenas para testar a funcionalidade do euro digital, mas, segundo o banco, não serão utilizados nas fases posteriores do projeto.

O BCE disse que seu projeto CBDC está em seus estágios finais e estará pronto no primeiro trimestre de 2023, cumprindo seus anúncios anteriores.

Roberto Catanzaro, diretor de estratégia e transformação do Nexi Group e membro do Digital Euro Market Advisory Group, disse em um comunicado da empresa que o Nexi Group está orgulhoso de que sua plataforma de pagamentos sirva para contribuir para o desenvolvimento do euro digital.

h2 BCE avalia os riscos do lançamento do Euro Digital/h2

De acordo com o jornal local espanhol “El Economista”, o BCE teme que o lançamento do euro digital possa causar um “vazamento de depósitos nos bancos comerciais”, razão pela qual estão trabalhando com vários provedores de pagamento líderes, para analisar os riscos e oportunidades associados ao lançamento do CBDC para pessoas e empresas.

As preocupações do BCE acompanham a profunda crise econômica que o Banco Popular de Espanha sofreu em 2017.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Durante este evento, várias empresas e entidades públicas retiraram os seus fundos em menos de dois meses, levando mais de 300.000 acionistas minoritários a perder todo o seu dinheiro.

Por Criptonizando

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações