Banco Central reabilita Mercado Bitcoin para piloto do Real Digital

CriptoFácil

Publicado 23.06.2023 12:40

Banco Central reabilita Mercado Bitcoin para piloto do Real Digital

CriptoFácil - divulgou a lista das instituições selecionadas para participar do Piloto do Real Digital – a moeda digital nacional (CBDC). Nessa lista inicial, o Mercado Bitcoin e a Caixa Econômica Federal haviam ficado de fora. Mas agora, segundo reportagem do Valor Econômico, o BC reabilitou as duas instituições a participar do piloto.

A exchange de criptomoedas brasileira está em um consórcio com a empresa de bandeira de cartões Mastercard, com a corretora Genial, com a registradora Cerc e com a fintech de software financeiro Sinqia (BVMF:SQIA3).

“Nossa participação valida a intenção do Banco Central de trazer inovação para o sistema financeiro com quem já vinha trabalhando com essa tecnologia e não apenas com os incumbentes que se apropriaram dela”, disse Fabricio Tota, diretor de novos negócios do MB.

h2 Mercado Bitcoin participará do piloto do Real Digital/h2

Enquanto isso, a Caixa faz parte de um consórcio que também conta com a empresa de bandeira Elo e com a gigante de tecnologia Microsoft (NASDAQ:MSFT).

Dessa forma, as empresas se juntam à lista inicial do BC que continha 14 consórcios, incluindo as empresas de criptomoedas (cripto-nativas) Foxbit, Parfin e Ntokens. Também foram selecionados Nubank (BVMF:NUBR33), Bradesco (BVMF:BBDC4), Banco Inter (BVMF:BIDI4), Santander (BVMF:SANB11), Sicoob, Sicredi, XP (BVMF:XPBR31), Visa, Banco BTG (BVMF:BPAC11), Itaú Unibanco, B3 (BVMF:B3SA3), Original, Banco do Brasil (BVMF:BBAS3), entre outras instituições. As empresas de tokenização de ativos Liqi e Vórtx QR ficaram de fora.

Conforme o BC, os testes do Piloto do Real Digital estão previstos para começar nos próximos dias e devem durar cerca de 18 meses.

De acordo com a autoridade monetária do Brasil, nessa fase do Piloto, o BC vai testar funcionalidades de privacidade e programabilidade. Para isso, vai implementar um caso de uso específico. O Banco Central vai testar um protocolo de entrega contra pagamento (DvP) de título público federal entre clientes de instituições diferentes, além dos serviços que compõem essa transação.

O Mercado Bitcoin recebeu autorização para atuar como uma instituição de pagamentos no dia 2 de junho. O consórcio do qual a exchange faz parte pretende testar aspectos técnicos da rede e o modelo de governança em tecnologia distribuída.

Por CriptoFácil

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações