Banco da Rússia quer banir o mercado de criptomoedas

Criptonizando

Publicado 20.01.2022 15:55

Atualizado 20.01.2022 16:38

Banco da Rússia quer banir o mercado de criptomoedas

De acordo com os analistas do mercado de criptomoedas , 2022 é o ano da regulação do meio blockchain. Isso parece um fato, tendo em vista que alguns países já estão dando o primeiro passo nessa direção. A Rússia é um deles.

Uma das instituições bancárias mais importantes do país, o Banco da Rússia, solicitou ao governo local a impor uma proibição geral a todos os empreendimentos de criptomoedas em território russo.

Para isso, ela argumentou que os ativos digitais lembram um esquema de pirâmide. Além disso, o banco apontou que os criptoativos minam a soberania da política monetária e ameaçam a rede financeira local.

Ainda segundo o banco, os cidadãos russos não terem educação financeira suficiente apresenta maiores riscos nessa modalidade.

Outra preocupação da instituição é a mineração de criptomoedas. Isso porque o setor se opõe à agenda verde da Rússia. Ademais, compromete o fornecimento de energia do estado.

Mesmo com essa visão bancária, a Rússia se mantém como o terceiro maior centro de mineração de BTC do mundo. O país fica atrás apenas dos Estados Unidos e do Cazaquistão.

h2 Rússia e criptomoedas/h2

Sem dúvidas, esse é um motivo de alerta dos detentores de criptomoedas da Rússia. Afinal, as autoridades locais não são as mais favoráveis quando o assunto é bitcoin e altcoins.

Só para exemplificar, Elvira Nabiullina, chefe do Banco da Rússia, afirmou no ano passado que investir em ativos digitais é mais perigoso do que qualquer outra estratégia.

”Os criptoativos especulativos são certamente as estratégias mais perigosas de todas. O Banco Central nunca dá conselhos, onde investir, mas neste caso em particular, aqui um definitivamente não deve investir”.

Sergey Shvetsov, vice-governador, foi ainda mais longe. Ele apontou que lidar com bitcoin é tão arriscado que pode ser comparado a entrar em um campo minado.

Provando ainda mais o lado negativo da Rússia em relação aos criptoativos, no final do ano passado, o banco central local apresentou outra proposta anti-cripto.

A proposta veio com o intuito de proibir investimentos em ativos digitais em solo russo.

É importante apontar que a Rússia já proíbe o uso de criptomoedas para pagamentos.

Todavia, ainda há alguns políticos que se simpatizam com as moedas digitais.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Por exemplo, o vice-ministro das Finanças da Rússia, Alexey Moiseev, informou que a Federação Russa não tem planos de impor uma repressão completa ao comércio de criptomoedas.

Moiseev espera que a tecnologia blockchain se torne parte do futuro sistema monetário.

Por Criptonizando

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações