Bitcoin já pode ser usado como reserva de valor, dizem analistas

Investing.com

Publicado 09.06.2021 14:26

Por Ana Carolina Siedschlag

Investing.com - É uma visão “míope” falar que o Bitcoin não tem utilidade por não poder ser usado como moeda corrente, já que a volatilidade não impede que ele seja um ativo de investimentos e reserva de valor, disseram Sérgio Sergole, sócio da Hashdex, e Fernando Ulrich, sócio da Liberta Investimentos, nesta quarta-feira (9), em evento ao vivo transmitido pela XP Investimentos.

Segundo os analistas, um dos grandes atrativos do Bitcoin é ajudar a fomentar a diversificação da carteira de ativos, o que tem ficado cada vez mais interessante dado os possíveis retornos e o desenvolvimento de mais segurança em torno da criptomoeda .

VÍDEO: HASH11 ou fundos de criptomoedas? Veja qual é o melhor investimento

“Está ficando caro não ter nada na carteira. É uma exposição a uma tecnologia, que tem um potencial enorme”, diz Ulrich. Ele ponderou, no entanto, que o ativo não deve ser encarado como um “bilhete de loteria”, que trará dividendos milagrosos, mas como um modelo disruptivo que serve como investimento.

Ele exemplifica que, na época em que a internet começou a surgir, era difícil ter uma exposição a um pedaço dessa nova tecnologia que começava a se desenvolver. Os investidores eram restritos às empresas que utilizavam desse serviço, como a Amazon (NASDAQ:AMZN) (SA:AMZO34) ou Apple (NASDAQ:AAPL) (SA:AAPL34).

No caso do Bitcoin, defende, o investidor consegue ter uma fração da própria tecnologia em si, em vez de se tornar sócio de companhias que usam a inovação como alavanca para os próprios negócios.

h2 Experimentos e reserva de valor/h2

Na mesma linha, Sergole, da Hashdex, defende que o Bitcoin deve ser visto como um experimento, que pode trazer um sistema de liquidação melhor do que o que temos hoje.

“No momento em que o desdém migrar para a curiosidade, a adoção do Bitcoin aumenta”, diz, apontando que a criptomoeda é um desafiante de peso para o ouro como reserva de valor.

LEIA MAIS: Bitcoin pode receber importante atualização até o fim de semana

“Nas previsões de um horizonte mais longo, antes de termos mais países, além de El Salvador, aprovando como moeda corrente, é mais provável que algum banco central pense em trocar uma parcela que se tem em ouro por Bitcoin”, comenta.

Nesta quarta-feira (9), o congresso de El Salvador aprovou uma lei para adotar o Bitcoin como uma das moedas legais do país, ao lado do dólar.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações