Bitcoin SV segue sofrendo ataques e Coinbase suspende negociações

CriptoFácil

Publicado 04.08.2021 11:10

Atualizado 04.08.2021 11:40

Bitcoin SV segue sofrendo ataques e Coinbase suspende negociações

O Bitcoin SV (BSV) sofreu um novo ataque de 51% na terça-feira (3), conforme relatou o brasileiro Lucas Nuzzi, da Coin Metrics. Esse ataque, segundo Nuzzi, causou a reorganização de mais de 12 blocos, bem como a criação de três versões da blockchain.

Como resultado, a exchange Coinbase (NASDAQ:COIN) paralisou todas as negociações com o BSV. O anúncio foi realizado ainda na terça, através de uma breve nota no site da empresa.

“Devido ao ataque de 51% que ocorreu no BSV hoje, estamos paralisando todas as negociações da BSV”, disse a exchange.

h2 Novo ataque reorganiza blocos/h2

Segundo Nuzzi, uma primeira tentativa de ataque ocorreu na segunda-feira (2). Porém, os hackers não tiveram sucesso. Então, houve uma segunda tentativa no dia seguinte, a qual causou toda a reorganização dos blocos.

Logo após o alerta de Nuzzi, a Coin Metrics também confirmou a informação por meio da sua plataforma de segurança FARUM. A empresa foi além e disse que a reorganização poderia chegar até 14 blocos.

“Todos os nossos nós da FARUM testemunharam uma reorganização profunda de, no máximo, 14 blocos. Nenhum evento adicional foi testemunhado, mas ainda há conflitos de sincronização ocorrendo nos principais pools de mineração”, disse a empresa.

A Bitcoin Association também confirmou o ataque via seu Twitter e sugeriu que os nós repelissem as cadeias invasoras. Para isso, a associação divulgou um comando que deveria ser digitado pelos nós, o qual invalidaria a reorganização.

Após a divulgação da mensagem, os usuários do BSV começaram a retuitar o comando. Isto é, o consenso sobre qual cadeia da BSV foi validada ocorreu, curiosamente, por meio de um tuíte. Para os detratores do BSV, a criptomoeda criou o conceito de “Proof of Twitter”, visto que a rede “original” foi confirmada dessa forma.

h2 Quinto ataque em menos de dois meses/h2

Os ataques de 51% já viraram rotina no BSV desde o final de junho. Em um período de quase dois meses, a criptomoeda sofreu nada menos do que cinco ataques do tipo.

No último desses ataques, ocorrido no início de julho, também houve uma reorganização de blocos na rede. Após o ataque, o pool de mineração da Binance (Binance Pool) suspendeu a mineração de BSV. As negociações da criptomoeda não foram suspensas.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

De acordo com a Bitcoin Association, o responsável pelos ataques seria um minerador desconhecido que opera através de um pool chamado Zulupool. No entanto, ainda não está claro se o ataque da terça-feira foi realizado pelo mesmo minerador.

Enquanto isso, o preço do BSV foi pouco afetado pelo novo ataque. Até o fechamento desta matéria, a criptomoeda está cotada a R$ 712,70, uma queda de 2,18% nas últimas 24 horas.

Por CriptoFácil

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações