Bitcoin tenta ampliar recuperação após forte queda por rumores sobre ETFs

Investing.com  |  Autor David Wagner

Publicado 05.01.2024 09:00

Investing.com - Após a forte queda de quarta-feira, 3, o bitcoin se recuperou até US$ 44.798 na quinta, antes de perder força e voltar a ser negociado ao redor de US$ 43.850 no início da manhã desta sexta.

O mercado cripto foi abalado na quarta por um relatório da Matrixport, empresa de pesquisa do setor, dizendo que a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) vetaria os fundos negociados em bolsa (ETFs) de bitcoin que o mercado espera serem aprovados em janeiro.

Porém, alguns analistas minimizaram o relatório, como Eric Balchunas, um especialista em ETFs da Bloomberg, que estimou em 90% a chance de a SEC aprovar ETFs de bitcoin à vista nos próximos dias.

Ainda assim, outros fatores pesam sobre as criptos, o que impede que o bitcoin e seus pares recuperem totalmente as perdas de quarta-feira.

De fato, as expectativas de corte de juros pelo Federal Reserve (Fed, banco central americano) diminuíram nos últimos dias, principalmente após o relatório de empregos privados da ADP superar as previsões na quinta-feira, e o relatório oficial de sexta poderia confirmar essa tendência se os dados também forem positivos. Nesse cenário, o bitcoin pode enfrentar pressão.

Pontos técnicos a observar no bitcoin /h2

Graficamente, a tendência imediata do BTC/USD é incerta, mas o contexto de fundo é otimista, como mostra a linha de tendência ascendente desde 27 de outubro no gráfico diário abaixo.