Bitwage processa primeiro pagamento de salário em Bitcoin via Lightning Network

CriptoFácil

Publicado 07.12.2021 11:35

Atualizado 07.12.2021 14:29

Bitwage processa primeiro pagamento de salário em Bitcoin via Lightning Network

A Bitwage realizou o primeiro pagamento de salário em Bitcoin (BTC) via Lightning Network (LN) no mundo. Foram dois pagamentos realizados, um para uma empresa focada em BTC e o outro para um jogador de futebol.

CONFIRA: Cotações das criptomoedas

O primeiro foi para Bernard Parah, CEO da empresa BitNob, enquanto o segundo foi para o jogador de futebol estadunidense Alex Crognale. Crognale é atleta do Birmingham Legion, time de futebol da Major League Soccer (MLS) nos Estados Unidos.

Fabiano Dias, VP de Negócios Internacionais, confirmou a informação. O executivo falou com exclusividade ao CriptoFácil sobre a transação e cada etapa delas.

h2 Procuras espontâneas/h2

A ideia de utilizar a LN para pagamento de salários com BTC surgiu durante uma conversa entre a Bitwage e a BitNob. De acordo com Dias, o CEO Bernard Parah se mostrou favorável ao uso da rede por causa da sintonia de opiniões com a Bitwage.

“O Parah é um cara muito gente boa. Eles têm uma visão – compartilhada por nós da Bitwage – que quanto menor o prazo para pagamento de salários, melhor. Receber salário semanalmente ou por quinzena é algo muito positivo, sobretudo com as vantagens que o Bitcoin oferece”, explicou Dias.

Durante a conversa, o uso da LN foi levantado como uma solução para esse problema. Como a rede oferece transações rápidas e a custos baixos, ela se mostra ideal para pagamentos nesse sentido. Dessa forma, o CEO da BitNob concordou em receber o seu pagamento através da rede.

Com isso, Parah tornou-se a primeira pessoa do mundo a receber um salário em BTC por meio da LN. Em seguida, o projeto chamou a atenção de Alex Crognale, que também se disponibilizou para receber seu salário.

Por meio do uso da Wallet of Satoshi, o jogador recebeu seu salário totalmente via LN, tornando-se o primeiro atleta no mundo a realizar este feito.

“O Alex Crognale é um cliente e fã da Bitwage que participou da conversa. Ele também aceitou receber os pagamentos via Lightning. Portanto, já tínhamos os clientes e só faltava executar a operação”, explicou Dias.

O processo A princípio, a Bitwage estudou criar o seu próprio nó da LN para executar os pagamentos, mas Dias explicou que o processo se mostrou mais complicado. Para economizar o trabalho, a empresa utilizou os serviços da Voltage, empresa que oferece estruturas para pagamentos com BTC.

Com essa estrutura, a Bitwage conseguiu realizar as transações para as carteiras de Parah e Crognale. Além da Wallet de Satoshi, a carteira ACINQ também foi utilizada no processo. Seu grande nó da LN garantiu que a transação fosse processada corretamente.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Os valores das transações não foram revelados, mas um jogador da MLS recebeu em média US$ 418 mil por mês em 2021. Para Pierre-Marrie Padiou, CEO da ACINQ, o feito demonstra a consolidação da LN para pagamentos de maior valor.

“Conforme a rede amadurece e sua capacidade aumenta, ela se torna adequada para mais transações e de valores maiores. A Bitwage demonstrou pagando um salário completo com a LN”, disse.

A LN também pode causar uma grande revolução na forma como os salários são pagos. Nos EUA e em outros países, é comum que os salários sejam pagos a cada quinzena ou até por semana. Mas com o uso do BTC, esse pagamento pode ocorrer por hora ou mesmo a cada minuto.

Nesse sentido, a rede pode auxiliar pessoas que não têm condições de esperar muito tempo para receber seu dinheiro. Essa situação é mais grave sobretudo no Brasil, onde a maioria dos salários só é paga uma vez por mês.

“O Bitcoin já eliminou diversos intermediários na sua rede principal, mas a Lightning Network dá a eficiência de tempo que faltava. A gente sabe que muitos países vivem defasagem de pagar salário por mês, mas a Lightning pode mudar esse tempo para dias ou até horas”, destacou Dias.

Por CriptoFácil

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações