BlackRock e Fidelity competem por liderança em ETFs de bitcoin

Investing.com  |  Autor Günay Caymaz

Publicado 16.01.2024 16:46

Investing.com – A aprovação dos ETFs (fundos com cotas negociadas em bolsa) de bitcoin deu um novo fôlego ao setor de criptomoedas. Com o início da negociação dos ETFs, duas gigantes do investimento, BlackRock e Fidelity, se destacaram entre as 11 que oferecem esse produto, competindo pela liderança do mercado.

PROMOÇÃO DO INVESTINGPRO: Tenha 10% de desconto adicional na promoção de Ano Novo, que já possui preços até 50% OFF. Use o cupom "INVESTIR" para o plano Pro+ anual ou “investirmelhor1” para o plano Pro+ 2 anos. Apenas até 31 de janeiro!

Segundo o último relatório da consultoria de investimentos Bernstein, os ETFs movimentaram 11 bilhões de dólares em apenas dois dias após o início da negociação, com um fluxo líquido de cerca de 800 milhões de dólares.

Desse montante, cerca de 498 milhões de dólares foram captados pela BlackRock, enquanto o produto da Fidelity arrecadou quase 422 bilhões de dólares. Os concorrentes mais próximos, Bitwise e Ark, vieram em seguida com respectivamente 238 milhões de dólares e 105 milhões de dólares.

Por outro lado, o Bernstein esclareceu que, apesar do volume de negócios de 11 bilhões de dólares, o total de fundos captados pelas empresas ficou abaixo de 1 bilhão de dólares. Segundo o Bernstein, a arbitragem feita pelos formadores de mercado entre o fundo GBTC e outros ETFs inflou o volume de negociações. Enquanto o GBTC teve um volume de negócios de 4,3 bilhões de dólares, houve uma saída líquida de 580 milhões de dólares dos fundos da empresa.

O relatório do Bernstein também indicou que se espera a continuidade das saídas do GBTC para outros produtos de investimento em ETF e que a entrada de novos fundos nos ETFs se estabilize de forma mais gradual.

A diferença de preço no GBTC ofereceu oportunidade de arbitragem na negociação de ETFs de bitcoin O produto GBTC da Grayscale, que antes funcionava como um fundo de bitcoin, costuma acompanhar o preço do bitcoin, mas às vezes essa equivalência é rompida devido ao desconto nas ações. Espera-se que a conversão do fundo GBTC em um ETF reduza essa diferença. Após o início da negociação dos ETFs de bitcoin, enquanto outros ETFs negociavam com um prêmio de 0,1% a 0,5% em relação ao preço do bitcoin, o GBTC tinha um desconto superior a 1,15%. Isso deu aos formadores de mercado a chance de arbitragem, enquanto os investidores buscavam lucrar com a diferença de preço.

Os analistas do Bernstein também fizeram uma projeção de curto prazo sobre o preço do bitcoin, sugerindo que pode haver uma fraqueza temporária no BTC enquanto a negociação de ETFs continua. Eles projetam que o bitcoin pode formar um fundo de curto prazo na faixa de 38.000 a 42.000 dólares.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações