BlackRock pode fazer bitcoin “desaparecer” com seu ETF, alerta ex-CEO da BitMex

Investing.com  |  Autor David Wagner

Publicado 28.12.2023 15:21

Investing.com - A expectativa de lançamento de fundos negociados em bolsa (ETFs) de bitcoin à vista nos Estados Unidos impulsionou a recente valorização do bitcoin, com investidores apostando que isso atrairá novos recursos para o mercado cripto. No entanto, alguns temem que isso possa acabar com o bitcoin.

PROMOÇÃO DE ANO NOVO: Tenha mais desconto no plano bianual com cupom “investirmelhor1”

É o caso do investidor Arthur Hayes, ex-CEO da BitMex e renomado analista de cripto, que afirmou em um artigo de blog que “se os ETFs administrados pelos gestores de ativos [da finança tradicional] forem muito bem-sucedidos, eles aniquilarão o bitcoin”.

Ele explicou que se a BlackRock (NYSE:BLK) e outros candidatos a emitir ETFs de bitcoin acumularem todos os BTCs, não haverá mais transações em bitcoins, mas apenas negociações de ETFs, e os mineradores que garantem a rede bitcoin em troca de bitcoins recém-criados “não poderão mais arcar com a energia necessária para garantir a rede”. Como consequência, eles desligariam seus equipamentos. Hayes esclareceu que “sem os mineradores, a rede morre e o bitcoin some".

O investidor também declarou que a morte do bitcoin "abriria espaço para que outra rede cripto-monetária se desenvolvesse em seu lugar. Essa rede poderia ser simplesmente um reinício do bitcoin ou algo diferente que seria uma versão melhorada do bitcoin original. De qualquer forma, os cidadãos teriam novamente um ativo monetário e um sistema financeiro não controlados pelo Estado”.

Sobre os ETFs de bitcoin à vista, vale lembrar que nesta semana, um vazamento de conversas sigilosas entre a SEC e os líderes dos 13 gestores de ativos na disputa para lançar um ETF de bitcoin à vista revelou que a SEC estipulou 29 de dezembro como o prazo final para as “atualizações finais” de seus pedidos, conforme reportado pela Reuters.

Além disso, Eric Balchunas, especialista em ETFs da Bloomberg, disse em um tweet recente que “a BlackRock espera lançar [seu ETF de bitcoin à vista] com 10 milhões de dólares em 3 de janeiro”.

Em outra nota, a famosa gestora dos fundos Ark Invest, Cathie Wood, alertou que, depois que o bitcoin se beneficiou antecipadamente da aprovação dos ETFs de bitcoin, a confirmação poderia derrubar a criptomoeda, se os investidores “venderem a notícia” após terem “comprado o boato”.

Ao contrário de Hayes, ela acredita que, no longo prazo, a aprovação desses ETFs pela SEC permitirá que investidores institucionais invistam mais em cripto, o que ajudará a sustentar o preço.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações