BNY Mellon e XP Investimentos anunciam fundo de Bitcoin no Brasil

CriptoFácil

Publicado 19.04.2021 10:30

Atualizado 19.04.2021 10:40

BNY Mellon e XP Investimentos anunciam fundo de Bitcoin no Brasil

Um novo fundo de investimento em Bitcoin será lançado no Brasil. O veículo surgiu através de uma parceria do banco norte-americano BNY Mellon (NYSE:BK) (SA:BOAC34) e da corretora brasileira XP Investimentos (NASDAQ:XP).

O novo fundo se chamará Trend Bitcoin Fundo de Investimento Multimercado. A XP será gestora, enquanto o BNY Mellon administrará o fundo.

Segundo o Cointelegraph Brasil, o fundo ainda está em fase de aprovação pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Por isso ele ainda não pode captar investimentos nem ser lançado no mercado.

h2 Exposição indireta ao Bitcoin/h2

Ao contrário de outros fundos, o Trend Bitcoin não lidará com a custódia de Bitcoin. Ele funcionará como um “fundo de fundos”, adquirindo cotas de ETFs de criptomedas , como o HASH11 e o QBTC11.

O fundo também realizará exposição no mercado de renda fixa, bem como poderá utilizar mecanismos de proteção (hedge). Entre eles estão derivativos e contratos futuros, por exemplo.

“O Fundo adotará estratégias compradas com em ativos com o fator de risco principal a variação do preço do Bitcoin, diariamente, razão pela qual ficará exposto, na média, em um patrimônio líquido do Fundo”, diz um comunicado enviado pelas gestoras.

Essa é uma grande diferença entre os fundos aprovados recentemente. Em maior ou menor grau, os fundos do mercado costumam ter pelo menos uma exposição ao Bitcoin e outras criptomoedas.

Apesar de não custodiar criptomoedas, o Trend Bitcoin terá uma taxa de custódia sobre os ativos do fundo. Ela terá um limite de até 0,03% ao ano sobre o patrimônio líquido, com uma remuneração mínima de R$ 490. A taxa será corrigida anualmente pelo IGP-M.

O fundo também terá uma taxa de administração de 0,5% ao ano, cobrada também sobre o patrimônio líquido. Não haverá taxas de entrada, saída e nem taxa de performance.

Fundos de Bitcoin ganham mercado brasileiro Os fundos de investimento em Bitcoin estão entre os mais rentáveis do Brasil desde 2020. Mesmo com a pandemia, eles tiveram um forte crescimento em valor captado e na quantidade de fundos em si.

Atualmente existem mais de 15 fundos de investimento em Bitcoin no Brasil. Esses fundos vão desde os de menor risco (com mais participação em renda fixa) até os de maior risco (chegando a estar 100% em criptoativos).

Mesmo a bolsa brasileira já conta com dois fundos em aprovação, os já citados HASH11 e QBTC11. Com eles, qualquer brasileiro poderá adquirir exposição a criptomoedas direto na bolsa.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Por CriptoFácil

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações