Câmara dos Deputados cria frente para usar blockchain no governo

CriptoFácil

Publicado 06.10.2023 19:48

Câmara dos Deputados cria frente para usar blockchain no governo

CriptoFácil - O deputado federal Caio Vianna (PSD-DF) protocolou um requerimento de instalação da Frente Parlamentar de Inovação de Blockchain e Inovação (FPBI) na Câmara dos Deputados. A frente conta com cerca de 200 assinaturas de apoiamentos dos parlamentares no Congresso.

Segundo informou o Deputado, a FPBI será a primeira Frente instalada no Congresso que irá abordar o tema e tem a missão de fomentar a inovação e o setor tecnológico em nosso país.

“A elaboração de leis que encorajem e normatizem a aplicação da blockchain em diferentes áreas é uma de nossas prioridades, mas também nos empenhamos em atrair investimentos, sejam eles da esfera pública ou privada. Acreditamos que a combinação de um ambiente regulatório adequado e o devido financiamento são essenciais para a expansão e consolidação da tecnologia blockchain em nosso país”, disse.

Vianna declarou que considerando o impacto crescente e as oportunidades que a tecnologia proporciona a vários setores, a adoção de blockchain pode otimizar os serviços públicos. Além disso, pode reduzir a burocracia, agilizar processos e facilitar a interoperabilidade entre diferentes órgãos e entidades governamentais.

h2 Blockchain no Governo/h2

Ainda segundo Vianna, essa tecnologia pode viabilizar a automação de tarefas, eliminando intermediários desnecessários e diminuindo custos operacionais.

Conforme destacou, a implementação da blockchains tem o potencial de transformar setores como economia, saúde, logística, educação, administração pública e muitos outros. Isso porque a tecnologia é reconhecida por sua habilidade em assegurar transparência, segurança, rastreabilidade e imutabilidade dos registros.

Essas características, segundo ele, são essenciais para abordar desafios em variados setores, como vazamentos de dados, fraudes, falta de confiança nas transações e questões de integridade.

Requerida por meio do REQ 3358/2023, o Deputado aponta que a Frente está comprometida em realizar diversos debates para esclarecer e aprofundar o entendimento sobre o assunto.

“Como presidente da FPBI posso afirmar que teremos várias coordenações temáticas, focadas em temas chave como blockchain e inovação, tokenização, universo digital, Web3, inteligência artificial e entre outros. Estas coordenações serão lideradas por colegas parlamentares, responsáveis por estudar e apresentar propostas relacionadas ao tema de sua competência”, ressalta o parlamentar Caio Vianna.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Por CriptoFácil

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações