Centenas de domínios maliciosos usam o tema do coronavírus para roubar dados e criptomoedas

CriptoFácil

Publicado 05.04.2020 09:00

Atualizado 06.04.2020 08:44

Centenas de domínios maliciosos usam o tema do coronavírus para roubar dados e criptomoedas

Temas populares sempre são usados em golpes e, com a pandemia do coronavírus (Covid-19), não está sendo diferente. Um levantamento da equipe de pesquisadores de ciberameaças (GReAT) da Kaspersky na América Latina identificou mais de 300 domínios de phishing e outros 35 domínios usados para disseminar malwares que podem roubar dados pessoais, bancários e criptomoedas de usuários.

Entre os malwares usados para infectar as vítimas, a equipe GReAT identificou praticamente todos os tipos: trojans bancários, apps maliciosos para Android, programa para acesso remoto (RAT), cryptojacking (que rouba poder de computação para mineração de Monero), entre outros. O levantamento se limitou aos domínios que usam as palavras-chave “corona” e “covid”.

Um exemplo foi a campanha maliciosa usando o nome de uma farmácia, que enviava uma fatura de compra de álcool gel no valor de R$ 3.877,76. Caso a vítima clicasse para visualizar a cobrança, seria infectada com uma trojan bancário que daria acesso remoto da máquina infectada aos criminosos, que poderiam realizar transações bancários como se fosse o dono da conta.

Além desse exemplo, várias campanhas maliciosas foram disseminadas via WhatsApp. Uma das que tiveram maior repercussão foi um golpe disseminado se aproveitando da Netflix (NASDAQ:NFLX), que estaria disponibilizando uma suposta oferta de serviço streaming gratuito devido à pandemia de Covid-19. A mensagem contém um link que direciona para uma página em que é necessário responder algumas perguntas e depois compartilhar o link com 10 contatos.

“As pessoas em todo mundo estão ansiosas por informações e produtos que possam prevenir ou tratar o Covid-19. Entre as consequências do isolamento social estão a exposição fácil a esse tipo de ataque. Além das consequências diretas à vítima, um incidente como este pode colocar toda a infraestrutura de uma empresa em risco caso o computador esteja ligado à rede corporativa – algo que é extremamente comum neste momento de pandemia e restrição domiciliar em toda a América Latina”, afirma Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky no Brasil.,

A Kaspersky destaca ainda que, neste contexto de home office, medidas adicionais precisam ser adotadas para garantir a segurança dos dados empresariais e pessoais dos usuários. A agência ainda recomenda que não se deve abrir e-mails ou links suspeitos em qualquer dispositivo. Além disso, sempre que receber mensagens em grupos de aplicativos de mensagens, antes de clicar no link, a empresa recomenda buscar informações adicionais em outros portais.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Por CriptoFácil

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações