Como a moeda digital da China funciona?

Reuters

Publicado 19.10.2020 17:14

Por Alun John

HONG KONG (Reuters) - A China concluiu no domingo o maior projeto-piloto até agora para criação de uma criptomoeda apoiada por seu banco central, algo que analistas afirmam ter ampliado a liderança do país na corrida global para o desenvolvimento de dinheiro digital por parte de bancos centrais (CBDC).

O teste consistiu na distribuição de carteiras online que continham 200 iuans digitais (29,75 dólares) para 50 mil consumidores aleatórios.

Veja a seguir os detalhes sobre como a China está trabalhando para desenvolver sua moeda digital:

O QUE ACONTECEU NA CHINA ATÉ AGORA COM O IUAN DIGITAL?

O iuan digital é provavelmente a mais avançada das iniciativas de criação de CBDCs do mundo até agora.

Bancos centrais, incluindo o da China, têm receio que criptomoedas como bitcoins ou projetos privados como a libra, do Facebook (NASDAQ:FB), ganhem popularidade, o que pode limitar o controle das autoridades monetárias sobre os fluxos de recursos.

O BC da China tem trabalhando em sua moeda digital desde 2014, mas liberou alguns detalhes sobre o projeto apenas no ano passado. Algumas informações importantes, como cronograma estimado de lançamento, continuam em segredo.

Uma série de programas-piloto, realizados principalmente em Shenzhen neste mês mostraram que o iuan digital pode funcionar para pagamento de produtos.

Empresas de aplicativos como a Didi Chuxing, de transporte urbano, e Meituan Dianping, de entrega de comida, também estão envolvidas no projeto.

COMO FUNCIONA?

Da perspectiva do usuário, o iuan digital é como os atuais métodos eletrônicos de pagamento atuais na China, que funcionam por meio dos aplicativos Alipay e WeChat Pay: Os usuários baixam apps de carteiras digitais onde podem guardar recursos e que geram um código QR que pode ser lido por terminais de pagamento.

Mas o iuan digital é projetado para substituir o dinheiro físico em circulação, não dinheiro depositado a longo prazo em contas bancárias.

Os bancos comerciais participam na distribuição da moeda digital. Para isso, eles precisam depositar exatamente a mesma quantia de suas reservas junto ao banco central da China para distribuir o dinheiro eletrônico aos clientes.

Tanto os bancos quanto o BC manterão bancos de dados que acompanham os fluxos do iuan digital de um usuário para outro. Isso é algo que eles não conseguem fazer de forma tão efetiva usando dinheiro físico como notas e moedas.

Diferente de criptomoedas como bitcoin, o iuan digital não vai depender de blockchain, tecnologia de bancos de dados distribuídos que permite que transações sejam validadas sem necessidade de bancos.

QUAL A EFETIVIDADE?