Congresso de Portugal rejeita tributação de criptomoedas

CriptoFácil

Publicado 26.05.2022 17:00

Atualizado 26.05.2022 17:43

Congresso de Portugal rejeita tributação de criptomoedas

A Assembleia da República de Portugal realizou uma audiência na quarta-feira (25) para discutir o orçamento do país. Nesta audiência, a Assembleia rejeitou as duas propostas que visavam tributar o Bitcoin (BTC) e as criptomoedas no país.

De acordo com o site Eco, que acompanhou a votação em tempo real, dois partidos apresentaram propostas de tributação. O partido Bloco de Esquerda apresentou a primeira, enquanto o partido de extrema-esquerda Livre apresentou a outra.

No entanto, como os partidos faziam parte da minoria no parlamento português, não conseguiram apoio para as propostas. Uma delas, a do Livre, previa a tributação de criptomoedas a partir do limite de 5.000 euros.

“Em 2022, o Governo adota as iniciativas necessárias ao estabelecimento de uma obrigação declarativa tributária de ativos em criptomoedas tendo em vista a taxação das suas mais-valias a partir do limiar mínimo de 5000 euros”, dizia a proposta.

h2 Paraíso fiscal – por ora/h2

Com a rejeição das propostas, Portugal retira da pauta a tributação de criptomoedas, pelo menos por enquanto. O país não tributa ganhos em criptomoedas nem ganhos oriundos do exterior, o que fez do país um refúgio para investidores de criptomoedas.

Além disso, há a região da Ilha da Madeira, que também dispõe de benefícios fiscais atrativos para os investidores. Contudo, o ministro das finanças de Portugal, Fernando Medina, já manifestou o desejo de tributar os ganhos com criptomoedas.

No início deste mês, Medina afirmou que deseja começar a tributar as criptomoedas. De acordo com o ministro, o governo quer trabalhar na estrutura regulatória a médio prazo, mas recusando-se a se comprometer com qualquer prazo.

Medina também argumentou que não devem haver “lacunas” que resultem em eventuais isenções. Ou seja, a intenção é realmente retirar os benefícios fiscais portugueses.

A proposta do Livre prevê que ganhos acima de €5.000 sejam tributados. Mariana Mortágua, parlamentar do Bloco de Esquerda, criticou o governo por não encontrar uma maneira de tributar as criptomoedas.

“Independentemente das futuras regulamentações de criptomoedas, nossa contribuição para acabar com esse offshore é sujeitar os ativos de criptomoedas à mesma taxa aplicável aos ganhos de capital”, disse ela.
Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

h2 Tributação deve vir nos próximos dois anos /h2

Para a influenciadora Cátia Azenha, sócia do projeto Hold BTC 100, a rejeição da quarta-feira não significa o fim das intenções do governo. Ela explica que o ministro das finanças já afirmou que a tributação será pauta das votações para o Orçamento de 2023. Mortágua, a proposta do Bloco de Esquerda pretende trazer para as criptomoedas a mesma alíquota de ganhos de capital. Se esta tributação for aprovada, a alíquota de imposto sobre criptomoedas pode chegar a 28%.

Esta é a mesma taxa cobrada para impostos sobre ganhos de capital em Portugal. A alíquota é apenas pouco menor do que os 30% de imposto sobre ganhos de capital aprovado recentemente pela Índia. O imposto de fato acabaria com o status de “paraíso fiscal” de criptomoedas em Portugal.

“Eu acredito que esta proposta do partido de extrema esquerda fosse para os 28%, que eu acho que é o mesmo dos outros ganhos financeiros. Acredito que no futuro, na proposta do governo, possa vir a ser menos, mas sabemos que vai acontecer. Infelizmente existe muita pressão”, disse Azenha.

Por CriptoFácil

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações