Criptomoedas: FMI pede intervenção rápida

Investing.com

Publicado 27.09.2022 12:48

Atualizado 27.09.2022 13:59

Por Marco Oehr

Investing.com – O mercado de criptomoedas em rápido crescimento tem sido uma preocupação para o Fundo Monetário Internacional (FMI) há algum tempo. Falta uma estrutura regulatória global uniforme que proteja as pessoas de atividades criminosas e o sistema de pagamentos estabelecido do contágio em caso de colapso do setor.

A organização internacional estima que o perigo resultante seja tão alto que está pedindo às autoridades reguladoras locais que ajam imediatamente. Os esforços regulatórios iniciais devem abordar carteiras hospedadas, exchanges descentralizadas (DEX) e exposição de instituições financeiras a criptomoedas, entre outras coisas.

As stablecoins são consideradas um tópico particularmente quente porque são de importância sistêmica em algumas áreas da indústria de criptomoedas e os efeitos de transbordamento na indústria financeira tradicional também devem ser levados em consideração. O maior problema aqui é a segurança jurídica uniforme em todo o mundo, pois muitos países adotam medidas regulatórias diferentes.

Em julho, a UE adotou o MiCA, uma estrutura regulatória que rege os requisitos de reserva mínima e a custódia e liquidação de emissores de stablecoin. No entanto, isso se aplica apenas a emissores que sejam pessoas jurídicas na UE. As regras definidas não se aplicam a Tether, USDC, BUSD ou muitas outras stablecoins, porque elas são gerenciadas fora da UE.

Nos EUA, o foco atualmente está na Lei Lummis-Gillibrand, que trata principalmente de qual das autoridades reguladoras é responsável por qual setor de criptomoedas. A Securities and Exchange Commission (SEC) dos EUA se considera responsável por quase todas as criptomoedas, exceto Bitcoin, porque, do ponto de vista deles, apenas esta é uma mercadoria que se enquadra na jurisdição da Commodities Futures Trading Commission (CFTC). ).

Do ponto de vista do FMI, ainda não foi possível decidir sobre um marco regulatório adequado na Grã-Bretanha.

O FMI, portanto, recomenda urgentemente acelerar os esforços domésticos e lançar a cooperação transfronteiriça entre as autoridades reguladoras o mais rápido possível. Além disso, o rápido desenvolvimento desta indústria significa que, uma vez aprovadas as leis, elas devem ser continuamente adaptadas aos novos desenvolvimentos:

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

“Os reguladores precisam monitorar continuamente o cenário de ativos criptográficos para entender a direção dos desenvolvimentos do setor”.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações