CVM suspende operações da Bluebenx por suspeita de fraude

CriptoFácil

Publicado 01.12.2022 14:38

Atualizado 01.12.2022 16:39

CVM suspende operações da Bluebenx por suspeita de fraude

CriptoFácil - A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) informou na última quarta-feira (30) que determinou a suspensão das atividades da Bluebenx, que oferece serviços com criptomoedas.

De acordo com a nota, a CVM suspendeu a “oferta pública de contratos com indícios de enquadramento no conceito legal de valor mobiliário sob a forma de Contratos de Investimento Coletivo (CIC) associados a criptoativos” por parte de Bluebenx e seus sócios administradores Roberto de Jesus Cardassi e William Tadeu Batista Silva.

h2 Bluebenx deve suspender oferta de títulos ou contratos/h2

A autarquia informou que a sua área técnica identificou a realização de potencial oferta irregular de CIC, por meio dos produtos BENX, Defi 90 dias, Defi 180 dias, Defi 360 dias e CriptoSavings. A CVM destacou que a Bluebenx não tem sua autorização para ofertar os serviços em seu site. Além disso, destacou que a empresa apresenta “indícios de operação fraudulenta no mercado de valores mobiliários”.

“Atenção. A empresa Bluebenx Tecnologia Financeira S.A. e seus sócios administradores não possuem autorização da CVM para ofertar publicamente títulos ou contratos de investimento coletivo”, pontuou a CVM.

Diante disso, a autarquia determinou à Bluebenx e a seus dois sócios a imediata suspensão de qualquer oferta de títulos ou contratos de investimento coletivo sem os devidos registros ou dispensas. Caso eles descumpram a determinação da CVM, estarão sujeitos à multa cominatória diária no valor de R$ 100.000,00.

A Bluebenx se apresenta, em seu site, como uma “plataforma multifinanceira na Blockchain”. E oferece uma “conta digital completa, cartão exclusivo e exchange com as principais criptomoedas e produtos estruturados na DeFi”. Mas há tempos a empresa apresenta indícios de irregularidades segundo as autoridades.

h2 Entenda o caso Bluebenx/h2

Em janeiro deste ano, conforme noticiou o CriptoFácil, a CVM rejeitou uma proposta de acordo da Bluebenx e seu sócio Cardassi. À autarquia, eles apresentaram um termo de compromisso para encerrar o processo que apura suposta realização de oferta de valores mobiliários sem a obtenção do registro. Os citados se comprometeram a pagar à CVM, em parcela única, R$ 150 mil pelo fim do processo.

Contudo, a autarquia concluiu que existe um impedimento jurídico para a celebração do acordo. Isso porque não houve o cumprimento do “requisito legal referente à cessação das irregularidades”.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

O processo contra a empresa teve início em agosto de 2019. Na ocasião, a CVM recebeu denúncias de investidores sobre potenciais irregularidades envolvendo a proposta de investimento em criptomoedas da Bluebenx. Então, a CVM apurou que, em sua página, a empresa divulgava retornos elevados para quem investisse em Bitcoin. com ela.

Em fevereiro de 2020, a empresa e seu sócio foram notificados pela CVM a prestar informações sobre seus negócios. A Bluebenx informou que desativaria sua página na internet, mas não o fez. Foram pedidos novos esclarecimentos e a empresa disse atuar conforme “o pleno desenvolvimento econômico e regular exercício da profissão e da atividade lícita”.

Diante disso, a SRE concluiu que existem fatos suficientes que comprovam a realização de oferta pública de valores mobiliários sem o prévio registro na CVM. E, então, decidiram pela rejeição da oferta de acordo.

Por CriptoFácil

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações