DeFi: Tesouro dos EUA quer regular setor por ‘ameaça à segurança nacional’

CriptoFácil

Publicado 07.04.2023 08:00

Atualizado 07.04.2023 10:29

DeFi: Tesouro dos EUA quer regular setor por ‘ameaça à segurança nacional’

CriptoFácil - A guerra contra as exchanges e bancos pró-criptomoedas não acabou, mas os Estados Unidos já escolheram um novo “inimigo”: as finanças descentralizadas (DeFi).

De acordo com um comunicado divulgado pelo Departamento do Tesouro nesta quinta-feira (6), os protocolos DeFi se tornaram a nova ameaça. De acordo com o governo estadunidense, o setor é o epicentro de hackers, invasores de ransomware, ladrões e golpistas norte-coreanos.

O Tesouro afirmou também que hackers utilizam protocolos DeFi para transferir e lavar o dinheiro de suas atividades ilegais. Dessa forma, as autoridades disseram que precisam regulamentar o setor e colocá-lo dentro das leis dos EUA.

h2 DeFi: a nova ameaça/h2

Conforme mostram os dados de uma nova avaliação de risco do Tesouro sobre DeFi, o setor também carece de regulamentação. Além disso, os criminosos estão aproveitando as brechas na regulamentação e aplicação de leis antilavagem de dinheiro (AML) e financiamento do terrorismo nos EUA.

Por causa dessas brechas, os hackers conseguem utilizar os protocolos para roubar e lavar fundos. Afinal, a maioria dos protocolos DeFi não conta com processos de verificação de identidade, como o famoso KYC (Conheça Seu Cliente).

Em suma, o relatório de 39 páginas conclui que DeFi oferece o potencial mais significativo de envolvimento em atividades financeiras ilegais. O documento reforça ainda a necessidade de estender as regras de KYC e combate a lavagem de dinheiro a todos os protocolos.

O subsecretário de Terrorismo e Inteligência Financeira do Tesouro, Brian Nelson, foi citado como tendo dito:

“Nossa avaliação conclui que atores ilícitos, incluindo criminosos, golpistas e cibercriminosos norte-coreanos, por exemplo, estão usando serviços DeFi no processo de lavagem de fundos ilícitos.”

h2 Enquadrados nas regras dos EUA/h2

O relatório recomenda, então, que o governo dos EUA aperte a sua supervisão regulatória e considere oferecer mais orientações para o “setor privado” sobre verificações de conformidade para serviços de DeFi. Isso terá como resultado a diminuição do risco que esses protocolos oferecem. As conclusões do documento pedem certas revisões na legislação, bem como sugerem que o governo estenda as regras a mais protocolos.

O relatório chega num momento em que o governo de Joe Biden está propondo uma estrutura regulatória mais abrangente para as criptomoedas e DeFi e outras formas de pagamento facilitadas pelo uso da tecnologia blockchain.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Em setembro, o governo emitiu uma diretiva para prosseguir com investigações e medidas de execução contra condutas ilegais – pedindo à Comissão de Valores Mobiliários (SEC) e outros reguladores que fizessem o mesmo.

Há pouco tempo, a SEC começou a fechar o cerco contra as plataformas de cripto, com destaque para as exchanges. O regulador chegou, até mesmo, a encerrar as atividades de algumas empresas. Além disso, a Coinbase (NASDAQ:COIN) e a Kraken precisaram cancelar produtos que não estavam aprovados pelos regulamentos dos EUA.

Por CriptoFácil

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações