Deputados de El Salvador já querem tirar Bitcoin como moeda de curso legal

CriptoFácil

Publicado 18.06.2021 06:00

Atualizado 18.06.2021 09:58

Deputados de El Salvador já querem tirar Bitcoin como moeda de curso legal

A adoção do Bitcoin como moeda de curso legal em El Salvador pode estar com os dias contados. Isso porque um grupo de deputados de oposição está se unindo para reverter a decisão.

Por meio de um Projeto de Lei (PL) apresentado ao poder legislativo nacional, os parlamentares pretendem reformar a lei que instituiu a criptomoeda como moeda oficial do país.

O PL em questão foi formulado pelas deputadas Anabel Belloso e Dina Argueta. Elas consideram que a adoção do BTC põe em risco o sistema econômico de El Salvador e as finanças familiares.

Mais precisamente, as legisladoras questionaram a “obrigação” que a lei expressa sobre o uso do Bitcoin para pagamentos por produtos ou serviços.

De acordo com as parlamentares, a Lei Bitcoin foi elaborada sem consultas e aprovada de forma rápida, sem os devidos debates.

“Os riscos estão aí. Dentro das reformas, em primeiro lugar, elimina-se que o Bitcoin seja reconhecido como curso legal. Este é o primeiro artigo dentro do objeto. A lei contém elementos que geram incertezas e riscos para a lavagem de dinheiro”, explicou Belloso em declarações à mídia.

h2 Bitcoin pode deixar de ser moeda/h2

A deputada disse não ser contra a inovação e o desenvolvimento tecnológico. Contudo, ressaltou que o Bitcoin não pode ser adotado por “imposição” porque isso representaria uma violação aos direitos dos cidadãos.

Sobre a implantação do ativo digital no país da América Central, Belloso destacou que esse processo deve ser voluntário. Segundo ela, entre os salvadorenhos há incertezas sobre como operar a criptomoeda e administrar os recursos.

Além disso, ele criticou que a decisão do governo foi precipitada. Afinal, o assunto envolve temas complexos como potenciais pagamentos de salários em Bitcoin em vez de dólares americanos.

Na mesma linha, em relação ao pagamento dos trabalhadores, o ministro do Trabalho, Rolando Castro, indicou que é uma questão prematura.

Os deputados argumentaram que o artigo 7º da lei é o que mais “gera ruído”. A disposição diz o seguinte textualmente:

“Todo agente econômico deve aceitar Bitcoin como forma de pagamento quando este lhe for oferecido por quem adquire um bem ou serviço”.

Os legisladores destacaram que a lei, da forma como é proposta, é uma imposição. No entanto, o artigo 12 esclarece:

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

“Estão excluídos da obrigação expressa no artigo 7º desta lei, os que por fato notório não tenham acesso às tecnologias que permitem a execução de transações em Bitcoin. O Estado promoverá a capacitação e os mecanismos necessários para que a população tenha acesso às transações de Bitcoins”

Embora o projeto de lei tenha sido apresentado, o alcance da reforma não deve prosseguir uma vez que a Assembleia Legislativa tem uma maioria pró-governamental. Ou seja, apoia as decisões do presidente da república, Nayib Bukele.

Por CriptoFácil

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações