Estados Unidos se preparam para revelar o dólar digital

CriptoFácil

Publicado 22.05.2021 11:00

Atualizado 23.05.2021 13:56

Estados Unidos se preparam para revelar o dólar digital

O Federal Reserve (Fed), banco central dos Estados Unidos, informou que em breve divulgará um documento sobre a emissão do dólar digital.

De acordo com o presidente do Fed, Jerome Powell, o país está avançando em seus esforços para desenvolver sua CBDC. Mais precisamente, ele afirmou que o Fed tem “monitorado cuidadosamente e se adaptado” a essas inovações.

h2 Dólar digital vem aí? /h2

As declarações sobre um possível dólar digital foram dadas por Powell nesta quinta-feira (20). Em uma mensagem de vídeo, ele destacou os avanços rápidos na tecnologia financeira e seus benefícios potenciais.

Por outro lado, ponderou que criptomoedas também podem trazer riscos potenciais para seus usuários e para o sistema financeiro de forma mais ampla.

“Devemos prestar atenção à estrutura de regulamentação e supervisão apropriada. Isso inclui prestar atenção às inovações em pagamentos do setor privado que atualmente não estão dentro dos arranjos regulatórios tradicionais aplicados a bancos, firmas de investimento e outros intermediários financeiros.”

Powell também afirmou que o funcionamento eficaz da economia dos EUA demanda que as pessoas tenham fé no dólar. Mas as redes de pagamento, bancos e outros provedores também precisam ser confiáveis.

Nesse sentido, ele ressaltou que o Fed trabalha para garantir um sistema de pagamento seguro e eficiente que forneça amplos benefícios. Ao mesmo tempo, a autoridade monetária está engajada com as inovações do setor.

Por isso, o Fed lançará nos próximos meses um documento que irá delinear seu pensamento sobre pagamentos digitais.

Segundo Powell, o relatório irá focar nos benefícios e riscos associados ao estabelecimento de uma moeda digital no banco central.

Durante o processo, o Fed pedirá comentários públicos sobre o projeto. Conforme enfatizou Powell, a autoridade quer ouvir diversas vozes antes de avançar como uma CBDC dos EUA.

“O artigo representa o início do que será um processo pensativo e deliberativo.”

h2 Criptomoedas ineficientes/h2

Ainda em sua declaração, Powell fez comentários sobre pagamentos com criptomoedas, que segundo ele, não são eficientes:

“Até o momento, as criptomoedas não têm servido como uma forma conveniente de fazer pagamentos, devido, entre outros fatores, às oscilações de valor”, disse. “Embora várias estruturas e tecnologias possam ser usadas, uma CBDC pode ser projetado para uso pelo público em geral.”

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

A declaração de Powell veio poucas horas depois que o Tesouro dos EUA propôs novos regulamentos sobre o uso de criptomoedas.

Como noticiado pelo CriptoFácil, a partir de 2023, transações com criptomoedas acima de US$ 10.000 deverão ser reportadas à Receita Federal do país.

Por CriptoFácil

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações