ETF de Bitcoin não tem nada a ver com Bitcoin, dizem maximalistas

CriptoFácil

Publicado 19.10.2021 11:25

Atualizado 19.10.2021 11:40

ETF de Bitcoin não tem nada a ver com Bitcoin, dizem maximalistas

Para os maximalistas do Bitcoin, boa parte dos cypherpunks e early adopters das criptomoedas , um fundo negociado em bolsa de BTC, um ETF, não tem nada a ver com o propósito da criptomoeda.

Isso porque os bitcoiners querem ser proprietários e custodiantes de seu Bitcoins. Assim, não querem depender de intermediários para se exporem financeiramente ao mercado de criptomoedas, exatamente o contrário do que os fundos de investimento baseados em Bitcoin permitem.

Conforme destacou o conhecido investidor Raoul Pal em entrevista, um fundo de investimento em contratos futuros baseados em BTC contradiz a preferência dos usuários em possuir o controle de suas moedas e, portanto, ser o seu próprio banco.

Como o BTC é um ativo digital de fácil custódia, Pal pensa que um ETF da criptomoeda não faz sentido. Para ele, esses produtos de investimento são mais aplicáveis a commodities como petróleo e gás. Afinal, são difíceis de armazenar, transportar e guardar.

h2 ETF de Bitcoin não é Bitcoin /h2

Além disso, Pal explicou que os fundos mútuos fariam uma fortuna arbitrando o preço do BTC e o contrato futuro. Nesse sentido, o investidor sugere que é muito melhor comprar BTC em exchanges e manter o ativo a longo prazo.

“Você pode ir até a exchange e comprar o BTC, pagando apenas uma pequena comissão para a empresa e voila. Você tem autocuidado e ninguém mais está envolvido. Com estes veículos de investimento, quem faz a arbitragem recebe a sua comissão, o ETF fica com a sua comissão, os advogados também, os administradores e auditores… Todos eles participam no seu investimento”, disse Pal.

A macroeconomista Lyn Alden explicou que se expor a um contrato futuro de Bitcoin não é se expor ao BTC.

“Os ETFs de commodities baseados em futuros são decentes para investimentos de curto prazo. Mas não são muito bons para aqueles com sentimento otimista sobre o ativo subjacente”, disse ela no Twitter.

Por fim, o empresário de Bitcoins Preston Pysh concordou com os comentários de Pal e Alden.

“Se você é preguiçoso e não faz o trabalho para entender o que tem, então seu poder de compra será pior que o da pessoa que trabalha duro”, disse.

Por CriptoFácil

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações