Goldman Sachs e outros gigantes de Wall Street miram integração a blockchain

Estadão Conteúdo

Publicado 22.08.2022 15:07

Atualizado 22.08.2022 18:47

Goldman Sachs e outros gigantes de Wall Street miram integração a blockchain

O Goldman Sachs Group (NYSE:GS) já está negociando alguns títulos e outros papéis de dívida para clientes em redes baseadas em blockchain, como Ethereum, e investe em uma plataforma própria para negociações baseadas em blockchain. O JPMorgan Chase & Co (NYSE:JPM). já possui uma plataforma semelhante, a Onyx.

Os maiores bancos de Wall Street, no geral, evitam investir diretamente em criptomoedas. Mas muitos estão trabalhando silenciosamente para integrar o blockchain, a tecnologia por trás das criptomoedas, no comércio e em outros negócios.

As grandes companhias do centro financeiro de Nova York ajudam a fazer a economia funcionar, conectando compradores e vendedores de títulos e emprestando dinheiro às empresas. Mas seus negócios sofisticados geralmente são executados em sistemas antigos e debilitados. O Goldman Sachs e outros bancos esperam poder executar sistemas mais rápidos, menos custosos e, em última análise, mais lucrativos baseados em blockchains.

O blockchain, às vezes chamado de tecnologia de contabilidade distribuída, é o encanamento que mantém os mercados de criptomoedas funcionando. É basicamente um programa de software que usa um sistema aberto de manutenção de registros - um livro caixa central - para rastrear ativos e registrar transações e informações sobre a propriedade desses ativos. Cada participante opera no mesmo livro caixa central.

Os sistemas baseados em blockchain em Wall Street seriam diferentes em alguns aspectos dos sistemas por trás do bitcoin e outras criptomoedas. Podem ser redes com permissão, o que significa que uma parte central - como um banco ou um consórcio de bancos - decidiria quem tem permissão para entrar.

Fora do setor bancário, o Walmart (NYSE:WMT) usou blockchain para rastrear suas cadeias de suprimentos. No setor imobiliário, algumas empresas de títulos o usaram para registrar a propriedade da casa. Fonte:

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações