Grayscale processa SEC após órgão rejeitar ETF de Bitcoin da empresa

CriptoFácil

Publicado 30.06.2022 14:00

Atualizado 30.06.2022 14:20

Grayscale processa SEC após órgão rejeitar ETF de Bitcoin da empresa

Na noite da quinta-feira, a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC, na sigla em inglês) rejeitou o pedido da Grayscale Investments para criar um ETF de Bitcoin (BTC). De acordo com a SEC, preocupações sobre manipulação de mercado levaram o órgão a rejeitar o pedido.

Contudo, a Grayscale não concordou com a decisão e acionou a justiça. Apenas uma hora depois que a SEC rejeitou o ETF, a gestora decidiu processar a autarquia.

Conforme os dados do processo, a Grayscale pede que o Tribunal de Apelações dos EUA para o Distrito de Columbia revisar a ordem da SEC.

Processo já estava pronto De acordo com a Grayscale, já havia um processo pronto contra a SEC, caso a autarquia rejeitasse o ETF. Agora, a gestora decidiu mover a ação, chamando o ex-procurador-geral Don Verrilli, que tem experiência nesta área.

Essencialmente, a empresa argumentará que a SEC deve permitir produtos que sejam como outros produtos já negociados, neste caso, ETFs de futuros de BTC.

“A Grayscale apoia e acredita no mandato da SEC de proteger os investidores, manter mercados justos, ordenados e eficientes e facilitar a formação de capital – e estamos profundamente desapontados e discordamos veementemente da decisão da SEC de continuar a negar que os ETFs de Bitcoin cheguem ao mercado dos EUA”, disse o CEO da Grayscale, Michael Sonnenshein.

Curiosamente, a SEC aprovou um ETF que serve para apostar contra o preço do BTC. Isto é, a SEC permitiu que os investidores da bolsa possam apostar contra o BTC, mas não permite que eles invistam na criptomoeda pro longo prazo.

Em junho, Verrilli argumentou que a SEC já aprovou vários ETFs que investe em futuros de BTC. Logo, a autarquia já deu um aval de que o mercado subjacente é confiável.

“Temos uma situação agora em que você tem certos tipos de fundos negociados em bolsa, um que é focado em futuros de BTC, e a SEC aprovou isso. A SEC deu o selo de aprovação”, disse.

h2 Motivos para a recusa/h2

Ao rejeitar o pedido, a SEC afirmou que a Grayscale não respondeu às perguntas da SEC sobre impedir a manipulação do mercado, bem como outras preocupações.

Nesse sentido, a SEC citou até a stablecoin USDT, dizendo que há preocupações sobre o papel da stablecoin no mercado.

Além disso, a SEC também afirmou que a Grayscale não apresentou um acordo de compartilhamento de vigilância entre um “mercado regulamentado de tamanho significativo” e uma bolsa regulamentada.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Estas preocupações não são novas, e de fato a SEC falou sobre elas no passado. Foi com base nesses argumentos que a SEC rejeitou todos os ETFs de BTC à vista (spot), como o proposto pela Grayscale.

Um ETF spot é um fundo que compra diretamente o ativo subjacente, ou seja, o ETF da Grayscale compraria BTC diretamente. Portanto, o investidor estaria exposto ao BTC em si, ao invés de algo que apenas replica seu preço.

Atualmente, a SEC aprovou poucos ETFs de BTC, e todos negociam apenas futuros. Por isso, quem investe nesses fundos não consegue exposição direta ao BTC, mas sim ao seu preço. A Grayscale, por outro lado, propôs criar um fundo que possui BTC diretamente.

De acordo com o balanço da gestora, o Grayscale Bitcoin Trust (GBTC) possui mais de 660 mil BTC sob custódia. A gestora pretende transformar este fundo, que foi criado em 2013, num ETF spot e facilitar o acesso ao investidor institucional para comprar BTC.

Por CriptoFácil

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações