Hacker pede Bitcoin em troca de dados de eleitores dos EUA

CriptoFácil

Publicado 22.10.2020 16:00

Atualizado 22.10.2020 16:10

Hacker pede Bitcoin em troca de dados de eleitores dos EUA

Um hacker está comercializando dados eleitorais de milhões de cidadãos dos Estados Unidos na dark web.

O pagamento pelas informações de 245 milhões de pessoas é cobrado em Bitcoin no chamado submundo da internet.

O alerta sobre a venda dos dados foi feito pela empresa global de segurança cibernética Trustwave.

Dados eleitorais a venda por Bitcoin

Conforme noticiou a NBC News na quarta-feira (20), as informações incluem os registros eleitorais de 186 milhões de cidadãos.

Os dados anunciados foram capturados em várias invasões de sistemas de empresas nos últimos anos.

Segundo a Trustwave, há também um conjunto de informações que são disponíveis publicamente e recuperadas de sites de governo.

No entanto, o fato de um conjunto de dados tão robusto ter sido encontrado para venda em massa na dark web escancara a facilidade com que criminosos podem acessar essas informações.

“Uma enorme quantidade de dados sobre cidadãos americanos está disponível para criminosos cibernéticos e adversários estrangeiros”, disse Ziv Mador, vice-presidente de pesquisa de segurança da Trustwave, que encontrou o material.

Campanhas de desinformação

Segundo Mador, nas mãos erradas esses dados podem ser facilmente usados ​​para campanhas de desinformação com segmentação geográfica nas redes sociais.

Além disso, os criminosos podem usar os dados para phishing de e-mail e golpes de texto e telefone.

Essas ações, como explicou Mador, podem ser feitas “antes, durante e depois da eleição”. Principalmente se os resultados forem contestados.

Carteiras de Bitcoin

De acordo com a Trustwave, o hacker em questão se autodenomina Greenmoon2019. Para induzir o cibercriminosos a fornecer mais informações, a empresa usou identidades fictícias.

Assim, Greenmoon2019 chegou a fornecer o endereço de uma carteira de Bitcoin que ele usou para receber o pagamento.

Dessa forma, a Trustwave conseguiu rastrear os pagamentos de uma carteira maior, criada em maio. Essa carteira arrecadou US$ 100 milhões em receitas que a empresa acredita serem ilícitas.

A Trustwave disse que entregou o que havia reunido ao FBI e comentou:

“Estamos empenhados em encontrar e investigar fraudes durante esta eleição. Embora não possamos comentar sobre informações que possamos ou não ter recebido do público, queremos garantir ao povo americano que o FBI está estreitamente coordenado com nossos órgãos federais, estaduais e locais parceiros para proteger nossos processos de votação.”
Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Por CriptoFácil