Honduras nega rumores de reconhecimento do Bitcoin como moeda

CriptoFácil

Publicado 25.03.2022 13:05

Atualizado 25.03.2022 13:44

Honduras nega rumores de reconhecimento do Bitcoin como moeda

Embora se tenha noticiado que Honduras estava supostamente planejando seguir os passos de El Salvador e adotar o Bitcoin (BTC) como moeda de curso legal, isso não deve acontecer.

Conforme destacou o Banco Central de Honduras (BCH) em nota divulgada na quarta-feira (23), não há planos nesse sentido. O BCH ressaltou que o Bitcoin é um ativo financeiro que, no momento, não é regulamentado no país.

Além disso, a autoridade financeira ressaltou que na maioria dos países a criptomoeda não tem curso legal. Na verdade, o único país onde o BTC é adotado como moeda é El Salvador.

“Comunicado sobre a possível adoção do Bitcoin como moeda de curso legal do país.”

O Banco de Honduras enfatizou também que é o único emissor de notas e moedas com curso legal em território nacional, sendo a Lempiraa única unidade monetária de Honduras.

h2 CBDC sim, Bitcoin não/h2

Ainda, a entidade reforçou que em diversos comunicados emitidos desde 2018 ficou estabelecido que o BCH não fiscaliza ou garante as operações realizadas com criptomoedas como meio de pagamento em território nacional.

Ou seja, qualquer transação realizada com este tipo de ativos é da responsabilidade e risco de quem a realiza.

Por fim, o banco disse que compreende a importância da tecnologia e que segue avaliando a possibilidade de emitir uma moeda digital de banco central (CBDC):

“Reiteramos que o BCH, considerando a importância da adoção da inovação tecnológica para a oferta de pagamentos e serviços financeiros, continua com o estudo e análise conceitual, técnico e jurídico para determinar a viabilidade de emissão de uma moeda digital do banco central, que tem a característica de ser reconhecida como moeda legal no país. E, portanto, é regulamentada e conta com o apoio do BCH.”

h2 Apoiadores do Bitcoin reagem/h2

No Twitter, a publicação o BCH recebeu inúmeras respostas. Enquanto alguns temem que o país adote o BTC como moeda, outros veem nesta a única possibilidade de independência do povo hondurenho:

“O Bitcoin é a única oportunidade de reivindicar sua independência dos EUA e do FMI. Rejeitá-la perante os demais países latino-americanos é garantir que seu povo continue pobre no futuro. Boa sorte ao povo de Honduras”, tuitou o usuário @brentdavis.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Enquanto isso, @WilliamWaap resumiu:

“Resumindo, eles não vão adotar o Bitcoin, pois é uma moeda descentralizada com valor finito. Isso tira a possibilidade do banco emitir moeda à vontade para gerar inflação. O que eles querem fazer é criar uma moeda virtual falsa que eles podem lançar à vontade.”

Por CriptoFácil

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações