“Inverno cripto terminou”, diz Morgan, ao prever alta do bitcoin

Investing.com  |  Autor Laura Sánchez

Publicado 23.10.2023 12:57

Investing.com - O mercado de criptomoedas está vivendo um momento de recuperação, com o bitcoin na faixa dos US$ 30.000 e o ethereum nos US$ 2.600.

E essa tendência de alta pode se manter ao longo do tempo, segundo afirma o Morgan Stanley (NYSE:MS). De acordo com este banco de investimento, o “inverno” das criptomoedas acabou, e o bitcoin iniciará uma nova fase de alta, como já fez no passado.

Em um relatório recente intitulado “Will Crypto Spring Ever Come?” (A primavera cripto chegará algum dia ?), a divisão de gestão patrimonial do banco analisa as oportunidades de valorização deste setor.

O analista do Morgan Stanley, Denny Galindo, autor do relatório, escreveu:

“Os sinais indicam que o ‘criptoinverno’ (o ciclo baixista do bitcoin) pode ter ficado no passado”, aponta Denny Galindo, analista do Morgan Stanley, conforme destacado por CryptoSlate.

Galindo faz uma comparação entre um ciclo de 4 anos das criptomoedas e as 4 estações do ano. Ele detalha as 4 fases distintas do ciclo das criptomoedas, e cada fase se assemelha a uma estação: segundo o relatório, a fase de verão começa com o esperado halving, ou seja, o evento em que a emissão de novos bitcoins é reduzida pela metade.

Historicamente, esta fase foi marcada por aumentos expressivos nos preços do bitcoin, já que a escassez impulsiona a demanda. Geralmente culmina quando a cripto supera seu recorde anterior, gerando euforia no mercado.

Após atingir um novo pico, o bitcoin atrai novos investidores e desperta o interesse das empresas. Esta fase lembra o outono e se transforma em inverno à medida que o mercado de criptomoedas esfria com a realização de lucros e a saída de capital do bitcoin.

Dados históricos mostram que essa fase persistiu por cerca de 13 meses, e os preços sofreram quedas significativas em relação aos seus picos. É um momento de consolidação, correção e reflexão para a comunidade cripto.

O relatório do Morgan Stanley diz ainda que existem vários fatores-chave a serem considerados para determinar se a primavera cripto chegou. Padrões históricos revelam que o fundo do bitcoin em invernos cripto anteriores geralmente aparece entre 12 e 14 meses após o pico, fornecendo uma linha do tempo para os ciclos do mercado.

Outro fator crucial é medir a queda no valor do bitcoin desde seu recorde. Os preços da cripto caíram aproximadamente 83% em relação aos seus recordes anteriores nos últimos “invernos”.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações