Investidores sacam US$3 bi da stablecoin USDC em três dias

Reuters

Publicado 16.03.2023 12:21

Atualizado 16.03.2023 12:45

Por Elizabeth Howcroft

LONDRES (Reuters) - Investidores retiraram cerca de 3 bilhões de dólares da stablecoin USDC em três dias, disse a empresa por trás do ativo digital nesta quinta-feira, conforme investidores correm para resgatar suas participações após o colapso do Silicon Valley Bank.

O USDC quebrou sua paridade com o dólar no sábado, depois que a operadora de criptomoedas Circle revelou que 3,3 bilhões de dólares das reservas da moeda estavam no SVB.

A stablecoin caiu para 0,88 dólares, de acordo com dados da CoinGecko, mas voltou a 1 dólar na segunda-feira. A Circle anunciou que permitirá o resgate automático da stablecoin por meio de um novo relacionamento bancário, com o Cross River Bank.

Stablecoins são criptomoedas projetadas para manter uma taxa de câmbio constante com as moedas tradicionais. O USDC é a segunda maior stablecoin com um valor de mercado de 37,6 bilhões de dólares.

De segunda a quarta-feira, a Circle processou 3,8 bilhões de dólares em resgates de USDC, com investidores trocando seus tokens de volta para dólares americanos, e criou 8 milhões de dólares a mais do token, o que significa que os investidores retiraram cerca de 3 bilhões de dólares no total nos três dias.

Na semana passada, os investidores retiraram 6 bilhões de dólares líquidos da moeda, de acordo com dados da CoinGecko.

"Os eventos da semana passada impactaram as operações de liquidez do USDC", disse Circle.