Japão planeja acabar com stablecoins como Tether e USD Coin

CriptoFácil

Publicado 08.12.2021 08:00

Atualizado 08.12.2021 11:30

Japão planeja acabar com stablecoins como Tether e USD Coin

A Financial Services Agency (FSA), principal regulador financeiro do Japão, está trabalhando em uma proposta legislativa para “banir” stablecoins como Tether (USDT) e USD Coin (USDC).

Na prática, a proposta a ser lançada em 2022 visa limitar a emissão de criptomoedas estáveis a bancos e empresas de transferência.

Conforme relatou o portal local Nikkei, o objetivo é fortalecer as regulamentações de combate à lavagem de dinheiro no país.

Assim, o Japão se junta aos EUA na busca por mais restrições a este segmento avaliado em US$ 160 bilhões.

“Para lidar com os riscos aos usuários das stablecoins e se proteger contra execuções de stablecoin, a legislação deve exigir que os emissores do stablecoin sejam instituições depositárias seguradas, que estão sujeitas à supervisão e regulamentação adequadas, no nível da instituição depositária e da holding”, disseram autoridades financeiras dos EUA em um relatório recente.

h2 Desafios das stablecoins /h2

As stablecoins são criptomoedas geralmente lastreadas em moedas fiduciárias, com destaque para o dólar americano. A maior delas é a USDT, emitida pela Tether, cujo valor de mercado atual é cerca de US$ 76 bilhões.

De forma geral, as moedas digitais estáveis são consideradas a “liga” do mercado de criptomoedas. Afinal, elas viabilizam a negociação de criptoativos com menor volatilidade.

Apesar disso, esse segmento enfrenta diversos desafios, tanto no que diz respeito à centralização quanto à transparência.

Por isso, muitos reguladores querem limitar o uso e emissão desses ativos em seus países, como pretende a FSA.

Com a limitação das emissões de stablecoins, a FSA do Japão acredita que pode reduzir o risco para os usuários de criptomoedas.

Endurecimento das regulamentações Além de restringir o uso das moedas estáveis, o regulador também pretende endurecer as regulamentações para os intermediários.

Mais precisamente, a FSA quer supervisionar fornecedores de carteira envolvidos em transações e gerenciamento de stablecoins.

Essas empresas serão obrigadas a cumprir obrigações de acordo com a lei japonesa sobre prevenção de transferências de recursos criminais. As obrigações incluem a verificação de identidades de usuários e relatórios de transações suspeitas.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Por CriptoFácil

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações