JPMorgan dá a entender que a adoção do Bitcoin por El Salvador não traz benefícios econômicos

Criptonizando

Publicado 13.06.2021 15:08

Atualizado 13.06.2021 18:18

JPMorgan dá a entender que a adoção do Bitcoin por El Salvador não traz benefícios econômicos

Após a decisão de El Salvador de adotar o Bitcoin como moeda legal no país, o gigante de Wall Street, JPMorgan (NYSE:JPM) (SA:JPMC34), parece não se impressionar com uma decisão tão monumental da nação centro-americana.

h2 Comentários do JPMorgan sobre o movimento Bitcoin de El Salvador/h2

Em uma nota recente aos investidores, tuitada pelo correspondente do Financial Times, Robin Wigglesworth, o JPMorgan comentou que a recente iniciativa de El Salvador de tornar o Bitcoin com curso legal era voltado para o crescimento.

No entanto, o banco de investimentos americano pareceu dar a entender que a decisão do país não trazia nenhum benefício econômico. Além disso, acrescentando que poderia atrapalhar suas negociações com o Fundo Monetário Internacional (FMI).

De acordo com uma declaração do JPMorgan:

“É difícil ver quaisquer benefícios econômicos tangíveis associados à adoção do Bitcoin como uma segunda forma de moeda com curso legal e isso pode colocar em risco as negociações com o FMI.”

De fato, o FMI fez comentários sobre o movimento de El Salvador para legalizar o Bitcoin. Gery Rice, porta-voz do FMI, afirmou que havia preocupações econômicas e jurídicas em relação à decisão do país. De acordo com Rice:

“A adoção do Bitcoin como moeda legal levanta uma série de questões macroeconômicas, financeiras e jurídicas que requerem uma análise muito cuidadosa. Estamos acompanhando de perto os desdobramentos e continuaremos nossas consultas com as autoridades ”.

El Salvador se tornou o primeiro país a transformar o Bitcoin em moeda legal ao lado do dólar. Isso aconteceu após a decisão da maioria absoluta do Congresso do país. O presidente Nayib Bukele também afirmou que o governo daria cidadania a indivíduos que investissem em Bitcoin na economia do país.

Recentemente, Bukele anunciou planos de usar a energia de seus vulcões para atividades de mineração.

h2 BIS se junta aos céticos/h2

JPMorgan disse ainda que a decisão de El Salvador pode afetar a forma como o Bitcoin é tratado em países maiores.

“Resta saber se a designação do Bitcoin como curso legal por uma nação soberana amplamente reconhecida tem implicações mecânicas para seu tratamento em economias muito maiores sob a lei tributária, regulamentos bancários e financeiros e outras áreas.”
Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Embora o movimento de El Salvador para legalizar a cripto-mãe tenha obtido um grande apoio da comunidade das criptomoedas, o movimento continua a receber ceticismo.

Além do JPMorgan e do FMI, o Banco de Compensações Internacionais (BIS) também opinou sobre o assunto.

Benoit Coeure, o chefe do centro de inovação do BIS, considerou a decisão de El Salvador de adotar o Bitcoin como moeda com curso legal como um “experimento interessante”.

No entanto, ele disse que o Bitcoin é um ativo especulativo, acrescentando que o BIS acredita que o BTC não se qualifica como um método de pagamento.

Por Criptonizando

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações