Julius Baer: Com aperto regulatório das criptos, players financeiros unem forças

Investing.com  |  Autor Jessica Bahia Melo

Publicado 17.05.2023 11:23

Investing.com – Enquanto o aumento da pressão regulatória fica cada vez mais evidente nos Estados Unidos, restringindo a atuação de players conhecidos do setor, gigantes do mercado financeiro lançam blockchain própria, a Canton Network. Em nota enviada aos clientes e ao mercado nesta quarta-feira, 17, o Julius Baer avalia que durante a atual crise bancária americana, os principais blockchains demonstraram solidez e parcerias como esta “mostram o apetite institucional pela tecnologia blockchain”. O banco suíço pondera, no entanto, que a medida “de forma alguma indica que a política monetária e regulatória tentará ter a maior influência sobre a classe de ativos, pelo menos no curto prazo””.

Com o objetivo de elevar a transparência e eficiência nas operações financeiras, 30 empresas formaram um grupo de aliados na Canton Network, incluindo Goldman Sachs (NYSE:GS), Deutsche Bank, S&P Global, Moody's e Microsoft (NASDAQ:MSFT). Além disso, o grupo quer diminuir prazos de liquidação das negociações de valores mobiliários e a redução do tempo de emissão de títulos.

Conforme o portal da rede, a Canton Network seria “a primeira rede blockchain aberta projetada com o controle e a interoperabilidade necessários para alimentar mercados financeiros sincronizados”.

h2 Regulação apertada/h2

As últimas semanas foram de aperto nas medidas contra vários players relacionados a ativos digitais, com atuação de instituições responsáveis ​​pela supervisão financeira em solo americano. Empresas como a Binance e Cross River Bank vem sendo afetadas. Para a Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC), o Cross River Bank precisaria adotar estratégias para corrigir pontos fracos em sua atuação com empréstimos, com práticas bancárias consideradas "inseguras". Já a Binance foi processada pela Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC na sigla em inglês) por violar a regulação de comercialização de derivativos.

“A exchange cripto tinha planos promissores, tentando fortalecer o espaço cripto nos EUA, começando com a compra de alguns dos ativos da Voyager Digital, um credor cripto que entrou com pedido de falência em 2022. No entanto, como a regulamentação estava ficando mais rígida para a Binance.US, cancelou a compra dos ativos mencionados há algumas semanas”, lembra Manuel Villegas, analista de ativos digitais do Julius Baer.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

CONFIRA: Cotações das criptomoedas em tempo real

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações