Kaspersky já bloqueou 200 mil fraudes com criptomoedas em 2022; Binance é isca mais usada

CriptoFácil

Publicado 17.06.2022 17:00

Atualizado 19.06.2022 22:34

Kaspersky já bloqueou 200 mil fraudes com criptomoedas em 2022; Binance é isca mais usada

Os crimes envolvendo criptomoedas seguem em alta este ano. A empresa de segurança Kaspersky informou que já identificou e bloqueou cerca de 200 mil tentativas de roubo de ativos digitais apenas neste primeiro semestre de 2022.

De acordo com um relatório da empresa, que o TecMundo acessou, as marcas “isca” mais usadas nos golpes são a exchange de ativos digitais Binance e as carteiras cripto Electrum e MetaMask.

Conforme destacou Alexey Marchenko, chefe de pesquisa especializado em roubo de informações da Kaspersky, mensagens falsas são a principal forma de ataque:

“Fraudes usando criptomoedas já são uma realidade. Os investidores precisam ter uma atenção especial para evitá-los — especialmente as mensagens falsas. Afinal, são simples de serem criadas e exploram a desatenção e falta de conhecimento das pessoas”, disse ele.

Segundo a Kaspersky, apenas até o final do mês de abril, a empresa havia registrado mais de 50 mil bloqueios relacionados a esquemas que tentam roubar criptomoedas ou credenciais dos investidores.

Golpes com airdrop e malware Alguns desses golpes usam como isca os airdrops para roubar as carteiras dos usuários. O caso mais recente talvez tenha sido um airdrop fraudulento de LUNA 2.0.

Conforme noticiou o CriptoFácil, no final de maio houve um airdrop falso de token LUNA 2.0. A fraude foi identificada pela empresa de segurança em blockchain Peck Shield.

Outro tipo de golpe com cripto recorrente envolve o envio de um malware. No final do ano passado, por exemplo, um novo malware chamado Echelon, focado em carteiras de criptomoedas, foi identificado.

O malware em questão estava sendo distribuído na plataforma de mensagens Telegram via arquivo infectado e visava roubar criptoativos.

h2 Golpes de phishing/h2

Os golpes de phishing, quando cibercriminosos tentam se passar por organizações legítimas para roubar usuários, são os mais comuns.

De acordo com a Kaspersky, mais de 193 mil tentativas de phishing contra investidores foram bloqueadas até agora em 2022.

No mês passado, conforme noticiou o CriptoFácil, servidores Discord de projetos relacionados a criptoativos foram alvo de ataques de phishing.

Um dos alvos foi o jogo em blockchain play-to-earn (P2E) Axie Infinity. Mas o ataque também afetou projetos de tokens não fungíveis (NFTs) como as coleções Moonbirds e PROOF.

A empresa de tênis virtuais RTFKT, que fez parceria com a Nike (NYSE:NKE) para lançamento de um tênis virtual, também foi alvo do ataque.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Marcas mais usadas como isca Ainda segundo o relatório da Kapersky, a empresa cripto mais usada para enganar os usuários é a Binance, com 75% dos casos. Em seguida, vêm a carteira de criptomoedas Electrum, com 10% dos casos, e a MetaMask, com 9%.

De acordo com a empresa, os apps falsos dessas marcas podem acompanhar vírus como trojan, spyware e ransonware.

Por CriptoFácil

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações