Kaspersky: vulnerabilidades em criptomoedas e NFTs resultam em perdas a usuários e empresas

CriptoFácil

Publicado 23.09.2021 19:00

Atualizado 24.09.2021 08:23

Kaspersky: vulnerabilidades em criptomoedas e NFTs resultam em perdas a usuários e empresas

A evolução da blockchain impulsionou inovações como os protocolos financeiros descentralizados e os tokens não fungíveis (NFTs), ou colecionáveis digitais. E esses novos mercados estão atraindo a atenção de cibercriminosos.

Segundo a Kaspersky, empresa especializada em segurança digital, as ameaças tradicionais, incluindo trojans, phishing e spam, estão cada vez mais focadas no mercado de criptoativos.

A empresa destaca que, em 2020, seus sistemas de detecção processaram uma média de 360 mil novos arquivos maliciosos por dia. Trata-se de 18 mil arquivos a mais do que no ano anterior (+ 5,2%). Além disso, o número também está acima dos 346 mil arquivos maliciosos processados em 2018.

De acordo com a empresa, isto foi influenciado principalmente por grande crescimento no número de trojans, bem como backdoors: aumento de 40,5% e 23%, respectivamente.

h2 Finanças descentralizadas e NFTs/h2

As estatísticas da CipherTrace apontam que 90% dos ataques envolvendo criptomoedas foram dirigidos aos projetos descentralizados.

Segundo a empresa, os protocolos DeFi dependem inteiramente dos seus fundamentos tecnológicos. Assim, caso seja descoberta uma vulnerabilidade, todo o sistema fica comprometido. Isso porque as ordens de movimentos de capital são executadas automaticamente.

Portanto, organizações podem sofrer com roubos massivos de tokens, como aconteceu com Origin Dollar, Lendf.me e Harvest.

“A pedra fundamental destas aplicações são ‘contratos inteligentes’. Trata-se de códigos executados automaticamente quando certos parâmetros são cumpridos, tudo sem a intervenção de terceiros”, adverte Santiago Pontiroli, analista de segurança da Kaspersky.

Conforme observou Pontiroli, do ponto de vista da cibersegurança, uma fraqueza comum dos tokens é que esses ativos digitais devem ser mantidos em uma carteira (virtual ou física) ou na exchange.

Segundo ele, o problema principal é que essas carteiras podem ser pirateadas, roubadas e as credenciais comprometidas.

De acordo com relatórios de inteligência sobre roubo de criptomoedas, as perdas excedem US$ 100 bilhões.

“O principal risco é onde armazenamos nossos ativos digitais e em quais mercados os utilizamos. Dado o aumento destes, começamos a ver ataques contra utilizadores de criptomoedas e NFTs através da implantação de famílias de malware como BloodyStealer, RedLineStealer, PandaStealer, e outros, que procuram roubar credenciais e carteiras de criptomoedas”, diz Pontiroli.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Por CriptoFácil

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações