Maior banco da Rússia recebe licença para emitir criptomoedas

CriptoFácil

Publicado 18.03.2022 16:00

Atualizado 18.03.2022 16:17

Maior banco da Rússia recebe licença para emitir criptomoedas

Em meio à guerra com a Ucrânia, a Rússia vem avançando para viabilizar o uso de criptomoedas no país, como forma de contornar as sanções impostas contra o setor financeiro russo. Nesta quinta-feira (17), o banco central russo concedeu a um dos maiores bancos do país, o Sberbank(MCX:SBER), uma licença para emitir e trocar criptomoedas. Conforme informou a Reuters, a medida pode abrir novas oportunidades para o banco, que busca atenuar o efeito das sanções ocidentais.

O Sberbank é uma das muitas instituições do país que são alvo de reguladores dos Estados Unidos e da União Europeia. No início do conflito, o banco sofreu uma onda massiva de saques de recursos de seus clientes. Como resultado, o banco ficou sem liquidez. Agora, o Sberbank foi listado no registro do banco central – juntamente com o ecossistema financeiro Lighthouse – que dará às duas empresas a capacidade de emitir ativos digitais e trocá-los em suas plataformas.

h2 Uso de criptomoedas na Rússia/h2

No início de fevereiro, a plataforma Blockchain Atomyze Russia se tornou a primeira empresa a receber autorização para trocar ativos digitais legalmente no país. Vale destacar que, antes destas liberações, as autoridades russas manifestaram preocupação com os criptoativos. Em determinada ocasião, chegaram a defender uma proibição completa de negociação e mineração de moedas digitais.

Contudo, parece que o contexto do conflito russo-ucraniano e as sanções resultantes mudaram isso. Conforme noticiado pelo CriptoFácil, recentemente o deputado da Duma do Estado (parlamento russo), Alexander Yakubovsky, afirmou que o país pode até mesmo lançar suas próprias exchanges para negociar criptomoedas.

Mas os russos já estão fazendo isso. A empresa de blockchain Elliptic identificou mais de 400 plataformas de ativos digitais onde criptoativos podem ser comprados com rublos. Além disso, a Elliptic vinculou vários milhões de endereços de criptoativos a esses negócios. De acordo com a empresa, a maioria desses serviços não é regulamentada e pode ser usada anonimamente.

h2 Criptomoeda própria do Sberbank/h2

Ainda segundo a reportagem da Reuters, esta não será a primeira vez que o Sberbank se envolve com criptomoedas. O banco está trabalhando em uma criptomoedas própria, a Sbercoin, que seria como uma stablecoin. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o banco e o JP Morgan. No entanto, ainda não se sabe se a moeda digital será lançada, de fato, após os conflitos.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Além disso, o Sberbank disse que usaria a tecnologia blockchain para permitir que empresas emitam seus próprios ativos digitais. Também será possível comprar os ativos emitidos no sistema do Sberbank e fazer outras transações com criptoativos. O Sberbank não respondeu imediatamente a um pedido de comentário da Reuters sobre o Sbercoin.

Por CriptoFácil

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações