Mastercard ajudará bancos a oferecer negociação de criptomoedas

Investing.com

Publicado 17.10.2022 12:00

Atualizado 17.10.2022 14:08

Por Günay Caymaz

Investing.com - A operadora de cartão de crédito Mastercard (MA) (BVMF:MSCD34), que visa expandir seu espaço na indústria de criptomoedas , está trabalhando em um programa para apoiar o comércio de criptografia de empresas financeiras.

Falando à CNBC, o oficial da Divisão Digital da MasterCard, Jorn Lambert, mencionou sua intenção de criar uma estrutura entre instituições financeiras, tais como bancos e comércio de criptografia. Neste contexto, a empresa quer eliminar as razões pelas quais os bancos evitam oferecer comércio criptográfico.

De acordo com a Mastercard, os bancos veem o processo de conformidade regulamentar e a segurança como as maiores barreiras à entrada no setor. Por outro lado, o fato de que os mercados de criptomoedas têm movimentos voláteis duros é um dos maiores fatores que intimidam os investidores individuais.

Entretanto, o Diretor da Divisão Digital da Mastercard diz que, embora pesquisas recentes mostrem que a demanda por ativos criptográficos ainda esteja viva, os investidores vão querer experimentar a experiência criptográfica através dos bancos. Jorn Lambert argumentou que os investidores estariam mais dispostos a negociar em criptos em um ambiente mais seguro.

Por outro lado, lembrando que gigantes bancários como Goldman Sachs Group (GS) (BVMF:GSGI34) e Morgan Stanley (MS) (BVMF:MSBR34) têm departamentos de criptomoedas especiais, Lambert disse que essas instituições financeiras ainda não começaram a oferecer serviços a investidores individuais.

A Mastercard quer facilitar os negócios de criptomoedas para os bancos

A adoção do modelo em que a Mastercard está trabalhando pelos bancos pode aumentar a concorrência entre as instituições financeiras tradicionais e as trocas de criptomoedas no mercado, e essa concorrência é considerada positiva para o desenvolvimento do setor.

A gigante empresa de pagamento quer permitir que os bancos comercializem criptos de forma segura, oferecendo serviços como conformidade, verificação de transações, anti-lavagem de dinheiro e identificação no setor de criptografia.

De acordo com a declaração, a Mastercard, que visa iniciar o programa piloto no primeiro trimestre de 2023, apertará então o botão para difundir seu serviço globalmente. No entanto, nenhuma informação foi dada sobre os bancos que participarão do programa piloto no momento.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

O oficial da Divisão Digital da Mastercard John Lambert pensa que os problemas atuais do mercado serão em grande parte resolvidos à medida que o marco regulatório para as moedas criptográficas começar a se formar. Lambert, que pensa que o setor ainda está no mercado de ursos e que este processo não terminará em breve, acredita que à medida que a confiança no mercado aumenta, a demanda aumentará em proporção direta.

Por outro lado, a Mastercard e sua maior rival Visa (NYSE:V) BDR (BVMF:VISA34) estão em uma competição apertada no campo de criptografia. Nos últimos anos, a Mastercard tem mostrado sua presença no setor NFT enquanto colabora com empresas como Bakkt e Coinbase (COIN) (BVMF:C2OI34).

A Visa anunciou parceria com a FTX semana passada. Assim, abriu o caminho para o uso do cartão criptográfico FTX em 40 países.

Enquanto a indústria tem a missão de substituir o sistema financeiro tradicional no ponto de saída, vê-se que a busca de formas de interoperabilidade com as finanças tradicionais é mais dominante. Comentando esta situação, Lambert pensa que, para que a indústria criptográfica seja incluída no mainstream, ela deve primeiro ser adotada pela indústria financeira.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações