MiCA: UE aprova texto da lei que regulamenta mercado de criptomoedas no bloco

CriptoFácil

Publicado 06.10.2022 12:20

Atualizado 06.10.2022 15:16

MiCA: UE aprova texto da lei que regulamenta mercado de criptomoedas no bloco

A União Europeia (UE) está se preparando para regular o setor de ativos digitais no bloco econômico. Os membros do Conselho Europeu aprovaram na última quarta-feira (5) o texto para a lei que vai regulamentar as criptomoedas na UE. Trata-se do regulamento Markets in Crypto-Assets – MiCA (ou “Mercados em Criptoativos”, em português).

Essa aprovação é um passo importante do bloco para firmar regras sobre como as exchanges de ativos digitais e outros provedores de serviços de cripto devem operar nos 27 estados membros da UE.

Agora, o texto segue para a aprovação do Parlamento Europeu, que deve votar a proposta no dia 10 de outubro. Se o texto receber a aprovação do parlamento, espera-se que as novas regras entrem em vigor no início de 2024.

A Comissão Europeia propôs o regulamento MiCA em setembro de 2020 e o Conselho Europeu adotou o texto em 2021. As diretrizes se concentram em abordar certas seções do setor de criptomoedas que estão fora do escopo dos regulamentos que já existem.

h2 Detalhes da MiCa/h2

A MiCA foca nos provedores de serviços de ativos digitais como as exchanges e as carteiras de criptoativos, por exemplo. O texto propõe regras para essas entidades e inclui medidas como verificação obrigatória de identidade dos clientes a fim de reduzir a lavagem de dinheiro com ativos digitais. Além disso, o texto aponta alguns requisitos mínimos para as reservas de stablecoins.

Assim que a lei entrar em vigor, essas empresas terão que cumprir estes e outros requisitos rigorosos. Essas entidades poderão, inclusive, ser responsabilizadas em caso de perda de fundos dos investidores.

A verificação de identidade dos usuários tem sido algo comum entre as empresas de cripto que querem conter a lavagem de dinheiro. No entanto, as restrições às stablecoins são medidas mais recentes. Esse tema tem a ver com o colapso da stablecoin Terra USD (UST) da rede Terra (LUNA). Como se noticiou de forma ampla, a moeda digital estável perdeu a sua paridade de um para um com o dólar dos EUA em maio deste isso. Isso resultou em uma crise generalizada no mercado cripto que se estende até os dias de hoje.

De acordo com o texto da MiCA, a ideia é impor restrições à stablecoins com lastro em dólar, como a USDT e a USDC.

Vale (BVMF:VALE3) pontuar que o Conselho Europeu não é o único regulador que acompanha de perto as stablecoins. Conforme noticiou o CriptoFácil, a Casa Branca dos EUA também fez seu maior movimento até agora em relação à regulamentação do setor no mês passado, lançando a primeira estrutura para regular os criptoativos nos EUA.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

As diretrizes, de acordo com as autoridades, visam posicionar o país como líder em governança do setor de ativos digitais tanto ao nível local quanto ao nível global.

Por CriptoFácil

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações