Mineração de bitcoin recebe impulso de energia hidrelétrica na América Latina

CryptoNews

Publicado 13.01.2022 07:41

Atualizado 13.01.2022 18:09

Mineração de Bitcoin recebe Impulso de Energia Hidrelétrica na América Latina

O futuro do Bitcoin (BTC) e da mineração de criptomoedas pode envolver um afastamento do carvão e da Ásia – e em direção à energia hidrelétrica na região da América Latina, com uma usina de energia da Costa Rica agora alimentando eletricidade para “centenas” de plataformas de mineração.

Embora a mineração de criptomoedas ainda seja uma indústria de nicho na América Latina, o cenário está mudando rapidamente para os mineradores, que foram instruídos a fechar suas plataformas na China no ano passado e enfrentaram sérias interrupções nas regiões do Leste Europeu e da Ásia Central, como o Cazaquistão, Geórgia, Kosovo, Abkhazia e Rússia.

O Bitcoin também foi rotulado como um grande poluidor por ativistas ambientais, que o acusam de ser intensivo em carbono.

Mas há sinais de que tudo isso pode estar mudando. A Reuters informou que “mais de 650 máquinas de 150 clientes” agora “operam sem parar a partir de oito contêineres” recebendo energia de uma usina hidrelétrica próxima ao rio Poas.

A usina é de propriedade de uma empresa hidrelétrica dirigida por Eduardo Kooper, cuja família opera uma empresa chamada Data Center CR no local da usina. A Reuters observou que a empresa possui três usinas avaliadas em US$ 13,5 milhões, com capacidade combinada de 3 Megawatts.

Kooper vendia a eletricidade de sua empresa para a rede há três décadas, mas foi forçado a “reinventar” o negócio durante a pandemia de coronavírus quando “o governo parou de comprar eletricidade” devido “ao excesso de fornecimento de energia”.

Ele foi citado explicando:

“Tivemos que pausar a atividade por nove meses e, exatamente um ano atrás, ouvi falar sobre bitcoin, blockchain e mineração digital. Eu estava muito cético no começo, mas vimos que esse negócio consome muita energia e temos um excedente.”

Esse ceticismo inicial parece ter mudado rapidamente para entusiasmo – e viu o Data Center CR investir US$ 500.000 em inovações de hospedagem de mineração.

E o chefe do Data Center CR acrescentou que “os mineradores internacionais de criptomoedas estão procurando energia limpa e barata e uma conexão de internet estável, que a Costa Rica tem de sobra”.

Quase toda a energia do país é aproveitada de fontes renováveis, cerca de 72% da qual vem de usinas hidrelétricas, segundo dados do Centro Nacional de Controle de Energia (relatados pela TicoNews no mês passado).

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Kooper aconselhou o estado da Costa Rica a seguir sua liderança e “ser mais agressivo na tentativa de atrair mais negócios de mineração de criptomoedas”.

No Paraguai, o Senado aprovou um projeto de lei que busca legalizar e regular o setor de mineração de cripto e busca converter grande parte da energia hidrelétrica excedente do país em eletricidade para mineradores de cripto.

E em El Salvador, o governo começou a trabalhar em um “vulcão” – um projeto de mineração de Bitcoin alimentado por energia geotérmica aproveitada de vulcões.

Por CryptoNews

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações