Nvidia prevê 1º tri acima do esperado com boom de chatbots

Reuters

Publicado 23.02.2023 08:35

Atualizado 23.02.2023 11:52

Por Chavi Mehta e Stephen Nellis e Jane Lanhee Lee

(Reuters) - A designer de chips Nvidia previu a receita do primeiro trimestre acima das estimativas de Wall Street e seu presidente-executivo afirmou que o uso dos microprocessadores da companhia em serviços de inteligência artificial (IA), como chatbots, registrou forte demanda nos últimos dois meses.

A perspectiva fez as ações da Nvidia se valorizarem em 8% no pregão estendido da véspera. A Nvidia é a maior fornecedora de chips usados em centrais de processamento de dados para treinamento de sistemas de IA, com sua tecnologia sendo utilizada por companhias como Microsoft (NASDAQ:MSFT).

A IA é uma de poucas áreas em que as empresas de tecnologia ainda estão investindo em meio a uma onda de cortes de empregos no setor.

Analistas acreditam que a Nvidia, mais do que qualquer outra empresa, está melhor posicionada para se beneficiar desse aumento de investimentos, pois domina cerca de 80% do mercado de chips de processamento gráfico, ou GPUs, também usados para acelerar o trabalho de sistemas de IA.

Em uma teleconferência com investidores, o presidente-executivo da Nvidia, Jensen Huang, anunciou um novo serviço no qual a companhia oferecerá diretamente seu serviço de computação em nuvem para empresas alugarem todas as suas tecnologias para desenvolverem seus próprios serviços "generativos" de IA, que podem criar texto, imagens e outras formas de dados.