O dinheiro de papel está com os dias contados?

Criptonizando

Publicado 15.06.2021 08:12

Atualizado 15.06.2021 09:05

O dinheiro de papel está com os dias contados?

El Salvador puxou a fila e agora é o primeiro país do mundo a contar com uma moeda digital, o Bitcoin. Entretanto, o pioneirismo do país é uma grande tendência e em breve veremos a substituição total do dinheiro de papel.

A WorldPay from FIS, uma das maiores empresas de tecnologia para meios de pagamento, compartilhou um relatório recentemente que aponta que o uso das cédulas despencaram no último ano. Assim, atualmente, apenas 20,5% das transações financeiras do mundo são realizadas pelo dinheiro de papel.

h2 Dinheiro de papel cada vez menos utilizado/h2

Além disso, a empresa ressalta que a queda do dinheiro físico é vista em todo o mundo e não apenas em países com alta tecnologia para pagamentos. No Brasil, em todas as transações no ano passado, apenas 35% de dinheiro de papel foi usado.

“A preferência pelo uso do dinheiro físico respeita uma equação complexa que envolve aspectos culturais, político-regulatórios, econômicos, tecnológicos e sociais.”

Alguns países, como Estados Unidos e China usam apenas 12% e 13%, respectivamente de dinheiro de papel em transações. O Brasil, dos países considerados maduros, está à frente.

Esse desuso se dá, sobretudo, pelo crescimento dos métodos de pagamento que não sejam em dinheiro, como cartões e pagamentos móveis. Este último, portanto, deverá representar um terço do mercado de PoS em 2024.

h2 Sinais do Banco Central/h2

O Banco Central do Brasil vem mostrando que o dinheiro físico está caindo cada vez mais. Assim, com o desuso do dinheiro de papel, os caixas eletrônicos também têm perdido a vez.

“As transações por internet banking e mobile banking seguem em tendência de alta, com aumento de 4% e de 17%, respectivamente, em relação ao ano anterior, e corresponderam a 76% do total de transações. O número de ATMs em operação, por sua vez, reduziu-se em cerca de 3%, encerrando 2019 em 171.284 terminais”, destaca o BC.

De acordo com o BC, somente no Brasil, existem 123 milhões de cartões de crédito e 132 milhões cartões de débito ativos. Ou seja, 18% e 14%, respectivamente, mais do que o ano passado.

Além disso, as transações não presenciais, ou seja, feitas de maneira online, têm crescido cada vez mais. Cerca de 24,3% das transações realizadas são por esse meio. O fato pode ser algo muito positivo, afinal, produzir dinheiro no Brasil é algo muito caro.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Por Criptonizando

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações