Pânico no mercado de Bitcoin atinge maior pico em 1 ano

CriptoFácil

Publicado 14.05.2021 16:00

Atualizado 14.05.2021 16:10

Pânico no mercado de Bitcoin atinge maior pico em 1 ano

O pânico no mercado de Bitcoin atingiu o maior pico dentro do período de um ano. Segundo o gráfico Crypto Fear & Greed Index, o medo tomou conta do mercado.

Informações incompletas, como a opinião de Elon Musk sobre o consumo de energia do Bitcoin e rumores envolvendo investigações contra a Binance, são exemplos de “fagulhas” que podem despertar o medo.

h2 Sentimento de medo cresce no mercado/h2

O comportamento do mercado de criptomoedas tem uma ligação relevante com os sentimentos dos investidores. Ou seja, as pessoas tendem a ficar mais atraídas para investir quando as negociações estão em alta.

O gráfico Crypto Fear & Greed Index baseia-se no “medo” e na “ganância” do mercado. O índice próximo a 100 representa investidores otimistas, enquanto o indicador perto de 0 sinaliza o medo.

Esta semana, o indicador caiu de 67/100 para 26/100, o menor nível registrado dentro de um ano.

h2 Temporada de FUD/h2

FUD é uma sigla em inglês para representar os termos “medo, incerteza e dúvida”. O índice analisado utiliza como fontes os registros de volatilidade, redes sociais, volume de negociações, pesquisas, dominância do BTC e tendências.

Recentemente, dois eventos provocaram grandes ruídos no mercado. Primeiro, o anúncio da Tesla (NASDAQ:TSLA) (SA:TSLA34) em suspender a comercialização de veículos com Bitcoin feito no Twitter.

Mais do que isso, a justificativa do CEO da empresa, Elon Musk, foi negativa para o mercado. Entusiastas e especialistas responderam à afirmação de Musk, mas dado o alcance do bilionário, informações pouco corretas circularam o Twitter.

Segundo o executivo, as transações de Bitcoin necessitam de um alto consumo de energia para validação, refletindo negativamente no meio ambiente.

“Se o mercado de ações puder evitar uma pandemia global, tenho certeza de que o Bitcoin sobreviverá a um tuíte”, disse o trader Scott Melker em resposta ao pronunciamento de Musk.

Em paralelo a esta discussão, autoridades nos Estados Unidos investigam a Binance por suspeitas de agirem ilegalmente no país.

O Departamento de Justiça (DOJ) e a Receita Federal dos EUA (IRS) apuram se a exchange lavou dinheiro por meio de suas operações.

Contudo, a Binance ainda não foi formalmente acusada, estando o caso em fase de investigação.

h2 Dominância em queda/h2
Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

A série de notícias negativas impactou duramente o Bitcoin, causando correções de dois dígitos na criptomoeda. Atualmente, o BTC é negociado a US$ 51.084,47, exibindo um crescimento de 1,78% nas últimas 24 horas.

Apesar da recuperação exibida pelo mercado de criptomoedas nesta sexta-feira, a dominância do BTC segue em queda. Segundo dados do CoinGecko, o Bitcoin atualmente representa “apenas” 39,4% do valor total do mercado de criptomoedas.

Para os responsáveis do Crypto Fear & Greed Index, os investidores costumam vender suas criptomoedas “em reação irracional ao ver números vermelhos”.

Por CriptoFácil

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações