Polygon: uma ameaça à Binance Smart Chain (BSC)?

CriptoFácil

Publicado 20.05.2021 08:30

Atualizado 20.05.2021 08:40

Polygon: uma ameaça à Binance Smart Chain (BSC)?

A blockchain Polygon, anteriormente conhecida como Matic, está em crescimento parabólico de aceitação no meio das finanças descentralizadas (DeFi).

Pensada como uma opção paralela à blockchain Ethereum, tendo em vista as altas taxas da rede e a dificuldade para as aplicações desenvolvidas nela escalarem. É considerada uma “segunda camada” ou sidechain, onde o Ethereum atua como mainchain e os criptoativos são transferidos através de pontes, com a estrutura ampliando para também atuar na Binance Smart Chain.

Polygon é uma blockchain rápida, capaz de interoperar com outras redes, conta com taxas abaixo de 1 centavo para transações, segurança aprimorada e uma experiência em geral mais agradável para usuários e desenvolvedores do que o Ethereum.

Ao mesmo tempo, ela é uma blockchain altamente compatível. Muitos dos maiores aplicativos descentralizados (dApps) da Ethereum como Aave, PoolTogether, 1Inch, Curve e SushiSwap expandiram para desenvolver também na Polygon.

Isso traz cada vez mais confiabilidade e adoção para a rede, bem como maior movimentação de capital dentro dela.

Essa grande adoção trouxe á tona a discussão sobre a validade da blockchain idealizada pela Binance, a Binance Smart Chain (BSC), anteriormente vista com a melhor alternativa a Ethereum pela grande liquidez e estímulos.

As críticas em relação à BSC estão justamente nessa questão: os incentivos da Binance levantam dúvidas sobre uma possível centralização.

A maior crítica está na quantidade de validadores da rede. A BSC conta com apenas 21 validadores contra 100 validadores na Polygon, visto por usuários DeFi e principalmente maximalistas da rede Ethereum como um alto risco de centralização.

h2 Uma perspectiva abrangente…/h2

O crescente aumento do número de blockchains com suporte a contratos inteligentes não tem perspectiva para parar.

Há uma gama de redes também em grande adoção no ambiente DeFi, como Solana e Fantom, cada qual com seu diferencial.

Também existem várias outras opções de solução de segunda camada atacando diretamente as taxas e a escalabilidade da Ethereum, como Optimism e ZK-Rollups, talvez as verdadeiras concorrentes da Polygon.

O ambiente atual da BSC é recheado de projetos que já trouxeram da Ethereum versões suas, além de novos projetos que buscam um ambiente com alta liquidez e com fortes incentivos.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Tais incentivos se dão tanto em questão de compatibilidade com Ethereum para facilitar expansão quanto construção, além de muitas vezes ultrapassar a quantidade de transações da Ethereum.

A BSC está num momento de consolidação de grandes projetos exclusivos dela, mantendo-se em plena adoção. Isso é semelhante ao que ocorreu na Ethereum, com Uniswap e Aave, e possivelmente também acontecerá com outras blockchains e ecossistemas DeFi.

h2 Conclusão/h2

Cada blockchain possui seu diferencial e seus incentivos de participação. Tanto dApps quanto os usuários se beneficiam das expansões, que abrangem um público maior e aumentam as possibilidades de diversificação.

O mercado DeFi anda é pequeno comparado a todo o dinheiro que pode ser injetado em todo e qualquer tipo de aplicação dApps por qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, a qualquer momento, com a crescente adoção, é notável que terá espaço para muito desenvolvimento e muitas redes funcionando em conjunto, como a ponte recente conectando Polygon e BSC.

Nesse sentido, o melhor caminho é a colaboração e interoperabilidade e não a competição.

Por CriptoFácil

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações