Presidente da República Centro-Africana faz evento para discutir adoção do Bitcoin

Criptonizando

Publicado 28.06.2022 15:52

Atualizado 28.06.2022 17:06

Presidente da República Centro-Africana revela evento para discutir adoção do Bitcoin

Faustin-Archange Touadéra – Presidente da República Centro-Africana (CAR) – anunciou que o hub regulatório e jurídico para o Bitcoin e o mercado de criptoativos será lançado em 3 de julho.

A iniciativa –também conhecida como projeto Sango– visa tornar a CAR uma economia mais aberta à inovação e aos mercados da África através do uso do Bitcoin e de tecnologias descentralizadas.

O presidente Toudéra revelou a notícia por meio de um tweet na segunda-feira, no qual reafirmou seu compromisso de estabelecer o Bitcoin como moeda legal.

“Com o Bitcoin como moeda legal e inspiração, nosso país abre um novo capítulo em sua jornada inspiradora em direção a um futuro mais brilhante por meio da tecnologia blockchain. Todos estão convidados a assistir ao evento Sango Genesis que será transmitido no dia 3 de julho, no http://sango.org”.

O CAR pegou o mundo de surpresa em abril, quando o presidente assinou uma estrutura legal para o mercado de criptoativos, que também estabeleceu o bitcoin como moeda oficial.

Isso significa que o governo agora trata o Bitcoin como o franco CFA – sendo o criptoativo isento do imposto sobre ganhos de capital e utilizável para pagar obrigações fiscais.

Um mês depois, o presidente também anunciou o projeto Sango – um plano para transformar o CAR em um “hub cripto” para atrair investidores em todo o mundo.

Alguns de seus subprojetos incluirão o estabelecimento de um banco nacional de criptoativos, a criação de uma carteira Lightning e a isenção de impostos sobre as exchanges.

O projeto também incorporará a tokenização dos recursos naturais do país, segundo o comunicado de hoje.

h2 Seguindo El Salvador/h2

A adoção do Bitcoin pelo CAR parece seguir de perto o exemplo de El Salvador.

Em setembro, o país da América Central também estabeleceu o Bitcoin como moeda legal, seguido por uma série de medidas que visaram tornar o país mais pró-negócios.

A resposta global às suas iniciativas também foi semelhante. Assim como em El Salvador, o Fundo Monetário Internacional (FMI) desaprovou a decisão do país, citando desafios “legais, de transparência e de política econômica”.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

O Banco Mundial confirmou que não apoiará o projeto Sango com investimentos, embora tenha oferecido um empréstimo de US$ 35 milhões para ajudar a “digitalizar” o setor público do país.

Qual sua opinião? Deixe na seção de comentários abaixo.

Por Criptonizando

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações