Regulação de criptomoedas: “Quem não seguir as regras será penalizado”, diz Dep. Aureo Ribeiro

CriptoFácil

Publicado 18.10.2021 14:20

Atualizado 18.10.2021 14:40

Regulação de criptomoedas: “Quem não seguir as regras será penalizado”, diz Dep. Aureo Ribeiro

O deputado federal Aureo Ribeiro, autor do Projeto de Lei que visa regular o mercado de criptomoedas no Brasil, afirmou que quem não seguir as regras estipuladas no PL será penalizado.

A declaração foi dada em uma entrevista ao Jornal O DIA. O também presidente do Solidariedade-RJ destacou que o PL 2303/2015 ajudará a diminuir os crimes relacionados aos criptoativos no Brasil.

Como exemplo, citou o caso das “empresas de criptomoedas” em Cabo Frio que estão sendo investigadas por prática de pirâmide financeira.

h2 Golpes com criptomoedas/h2

Na entrevista em questão, o deputado ressaltou que, o principal atrativo das criptomoedas é sua alta rentabilidade. Nesse sentido, os criminosos usam os criptoativos como isca para aplicar golpes.

Além disso, pelo fato de as criptomoedas serem movimentadas virtualmente, o usuário demora a perceber que foi vítima de um golpe.

“A falta de regulamentação dá espaço para fraudes, como pirâmides financeiras. Ainda em 2019, começamos a receber uma série de denúncias, e chamamos para uma audiência pública órgãos de fiscalização, empresas suspeitas e consumidores lesados. Propus uma CPI. Mas quando ela estava prestes a ser instalada, a pandemia começou. Agora que todas as comissões estão funcionando, queremos finalmente fazer essa investigação.”

h2 Regulação de criptomoedas/h2

Para combater esses tipos de golpes, o deputado apresentou ainda em 2015 um projeto de lei para regular o mercado.

De acordo com o parlamentar, já naquela época se ouvia falar em moedas digitais e percebeu que o Bitcoin era a “ponta do iceberg”:

“Promovemos audiências públicas; instalamos uma Comissão Especial para que o assunto fosse discutido com profundidade; chamamos especialistas; fomos ver como funcionava em outros países. Queríamos que o Brasil fosse vanguarda e não ficasse a reboque do que estava acontecendo.”

Conforme destacou o Deputado, sem uma regulação adequada, o investidor não tem segurança jurídica para investir e o mercado fica livre para os criminosos.

Ao mesmo tempo, o próprio ecossistema cripto fica exposto. Afinal, segundo ele, o anonimato das operações com ativos digitais dificulta o rastreio das transações, impedindo investigações quando necessário.

Sobre o PL em si, o parlamentar observou que a proposta fornece mais segurança para os usuários ao passo que reconhece por parte dos órgãos oficiais a existência desses ativos.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

“Elenco aqui alguns avanços: a definição dos órgãos reguladores; a tipificação dos crimes de fraude em prestação de serviços que envolvam criptoativos; e a exigência de autorização para as empresas operarem nesse ramo. Isso quer dizer que quem não seguir as regras, será penalizado, dando ao investidor a segurança de um Banco Central ou de uma CVM, por exemplo.”

h2 Pirâmides em Cabo Frio/h2

Por fim, no que diz respeito às supostas pirâmides de Cabo Frio, Ribeiro afirmou que a falta de regulamentação e da identificação das instituições que devem fiscalizar o sistema é que leva ao que aconteceu na cidade.

Ele afirmou ainda que a investigação sobre o caso ainda está em curso. Mas no dia 27 haverá uma audiência pública na Comissão de Fiscalização e Controle, presidida por ele, para tentar entender o que houve.

“Nossa preocupação não é julgar e penalizar os responsáveis. Isso não é papel do Parlamento. Mas, como representantes do povo, queremos vislumbrar um caminho e intermediar a solução, se for possível.”

Por CriptoFácil

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações