Rio de Janeiro e MIT usam blockchain para mapear a favela da Rocinha

CriptoFácil

Publicado 30.04.2021 04:00

Atualizado 30.04.2021 04:10

Rio de Janeiro e MIT usam blockchain para mapear a favela da Rocinha

Uma das maiores favelas do Brasil, a Rocinha, está sendo mapeada digitalmente via blockchain pela projeto Senseable City Lab do MIT, em parceria com a cidade do Rio de Janeiro.

O objetivo é, a partir da digitalização da cada canto da favela, contribuir para a erradicação da pobreza e melhorar o acesso à serviços públicos, como água e coleta de lixo.

Além disso, os dados que estão sendo gerados podem ser usados para criar registros de propriedade em blockchain.

Assim, esses documentos poderão ser gerenciados e negociados com menos burocracia e menos custos de transferência de títulos.

h2 Propriedades poderão ser registradas em blockchain/h2

De acordo com uma publicação desta quarta-feira (28) do Technology Review, esta será a primeira vez que a Rocinha é mapeada dessa forma:

“Os pesquisadores de nossa equipe estão transportando scanners 3D pelos becos estreitos e descendo as ladeiras. A expectativa é capturar cada centímetro do bairro de 1,5 quilômetro quadrado. Cerca de 300.000 pontos de dados são gerados a cada segundo.”

O texto observa ainda que essas varreduras em 3D podem gerar preocupações a respeito da privacidade de dados.

Entretanto, eles ressaltam que se conseguirem resolver esta questão, os moradores da Rocinha poderão comprar e vender seus imóveis de forma muito mais prática do que seria com qualquer sistema formal de registro de propriedades.

“Conhecer melhor o traçado físico das favelas também pode melhorar as condições de vida. Os designers urbanos podem usar esses dados para decidir onde instalar escadas ou quais estruturas remover para permitir a entrada de mais ar, sol ou luz.”

Conforme detalhou o texto, o custo para escanear toda a comunidade da Rocinha será de cerca de R$ 320 mil. O prazo para execução do trabalho, no entanto, não foi informado.

h2 Rocinha: cidade do amanhã/h2

Segundo o MIT, grande parte das cidades nasceu da informalidade, como Paris, Cingapura e Nova Iorque. No entanto, após suas respectivas intervenções, esses espaços foram transformados.

Nesse sentido, os pesquisadores destacam que a Rocinha pode se tornar a “cidade do amanhã” com esse mapeamento.

Por fim, pontuam que o trabalho é feito junto aos moradores da favela que são “especialistas” na área:

“Alguns já mapeavam suas comunidades com papel e caneta muito antes de começarmos nosso trabalho com scanners 3D. Trabalhando ao lado deles, podemos encontrar um novo equilíbrio entre as forças de cima para baixo e de baixo para cima que moldaram as cidades desde sua origem.”

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Por CriptoFácil

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações