Rússia planeja trocar parte das reservas feitas em dólares por ativos digitais

CriptoFácil

Publicado 20.10.2021 17:00

Atualizado 20.10.2021 17:10

Rússia planeja trocar parte das reservas feitas em dólares por ativos digitais

Em meio a esforços para conter os efeitos negativos da expansão das sanções dos Estados Unidos, a Federação Russa está investindo na “desdolarização”. Foi o que observou o vice-ministro das Relações Exteriores, Alexander Pankin.

Em entrevista à agência de notícias Interfax, o ministro apontou que a Federação quer eliminar sua dependência do dólar. Isso se estende tanto à economia doméstica quanto às operações de comércio exterior.

A iniciativa visa diminuir os “riscos de sanções” americanas prejudicarem a economia e o desenvolvimento da Rússia.

“Não restam dúvidas sobre a oportunidade de continuar a trabalhar na redução da participação do dólar nas reservas internacionais nacionais, bem como na sua utilização nas liquidações com sócios estrangeiros”, disse.

No entanto, os desafios associados a essas sanções ainda permanecem. Segundo Pankin, “os acordos da Rússia com parceiros comerciais precisam de proteção e estabilidade no contexto da moeda usada”.

h2 Ativos digitais/h2

Nessas circunstâncias, o vice-ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov, acredita que a Rússia pode substituir a moeda fiduciária dos EUA por outras moedas nacionais e regionais e até por ativos digitais .

“Ao mesmo tempo, é possível substituir o dólar americano por outras moedas, tanto nacionais quanto regionais. No futuro, provavelmente, por algum tipo de ativo digital”, afirmou.

Contudo, ele ponderou que isso requer a aplicação de esforços significativos nos formatos bilateral, regional e multilateral:

“Incluindo a necessidade de reformatar os modelos estabelecidos de cooperação entre estados e estruturas comerciais e criar mecanismos apropriados para apoiar o funcionamento de novos sistemas de liquidação”, destacou.

As criptomoedas e atividades relacionadas foram parcialmente regulamentadas pela lei “Sobre Ativos Financeiros Digitais”. A legislação entrou em vigor este ano. Mas a Rússia precisa alterar ainda mais sua legislação para garantir uma regulamentação abrangente.

Atualmente, as moedas digitais são vistas como substitutos do dinheiro e proibidas como ferramentas de pagamento. Contudo, o governo em Moscou indicou recentemente que não planeja proibir os cidadãos de adquirir criptomoedas.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Por CriptoFácil

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações